Termos de marketing como conversão, landing page ou lead aparecem nas conversas com clientes e transitam com frequência entre profissionais e entusiastas da área de marketing digital.
Dominar esse novo vocabulário e torná-lo mais acessível é essencial para alinhar a comunicação entre profissionais e também entre profissional e cliente.
Por conta disso, trouxemos neste artigo uma rápida explicação sobre os principais termos de marketing digital que você provavelmente vai encontrar ao longo de relatórios, ferramentas, blogs, redes sociais e materiais educativos.
Para te ajudar na busca, os termos estão listados abaixo em ordem alfabética. Boa leitura!
Principais termos de marketing
O marketing digital utiliza quase que um vocabulário próprio. E, para quem não está familiarizado, pode ser um pouco complicado. Mas não se preocupe. Para toda pessoa que busca mais informações, existe uma saída: o aprendizado.
A seguir você confere os principais termos de marketing que são utilizados no dia a dia aqui do universo dos marketeiros.
Alcance
Nas redes sociais, o alcance normalmente se refere ao número de pessoas que visualizaram o seu conteúdo. Se a mesma pessoa viu o mesmo post mais de uma vez, contará apenas uma.
Automação de marketing
É uma estratégia que possibilita automatizar ações e processos de marketing. Permitem agir de maneira personalizada e escalável com todos que interagem com a sua empresa nos mais diversos canais online.
Através de ferramentas como o RD Station sua empresa consegue ativar e estruturar essa ação.
Autoridade da página
Diz respeito a relevância da página dentro e fora do contexto do site. Podem influenciar na autoridade fatores como: quando o conteúdo é respeitado, levando em conta o tempo de atuação; quantidade e relevância dos backlinks; compartilhamentos e comentários em redes sociais.
Blog
É um ambiente construído dentro do site da empresa com o objetivo de publicar notícias, lançamentos, e demais conteúdos de interesse do público-alvo da marca.
Dentro do marketing digital, o blog é uma das ferramentas utilizadas para atrair visitantes ao site e aumentar a autoridade da empresa sobre assuntos relacionados ao produto ou serviço vendido.
Também é através do blog que muitas empresas conseguem aparecer na primeira página do Google. Uma excelente oportunidade para ser visto no mercado digital.
Confira também: Blog corporativo: como manter atualizado?
Busca orgânica
É um tipo de origem de tráfego, que se conquista gratuitamente, sem investimento em anúncios.
As posições orgânicas podem ser vistas após pesquisar qualquer termo no Google ou em outros mecanismos de busca como Bing, por exemplo. Os resultados aparecem em forma de lista, e são distribuídos em um ranking.
Busca paga
É um tipo de origem de tráfego, que se conquista através de investimento em anúncios.
Conversão
Diz respeito a realização de uma ação por parte do visitante do site como, por exemplo, baixar um E-book, realizar uma inscrição em webinar ou mesmo realizar uma compra.
Cookies
São arquivos de internet inseridos no navegador do usuário quando ele acessa um site. Ele coleta informações básicas como endereço de IP, escolha de idioma, etc. Por meio desse recurso é possível identificar o visitante e suas preferências.
CPC
Sigla de Custo por Clique. É uma maneira de cobrança de serviços como anúncios pagos do Google Ads ou Facebook Ads, por exemplo, tendo seu pagamento calculado através do número de cliques realizados pelos usuários.
CRM
Sigla que faz referência a Customer Relationship Management ou Gerenciamento de relacionamento com clientes. No mercado você encontra diversos softwares que oferecem essa solução com o objetivo de armazenar e organizar dados relacionados a potenciais clientes.
O CRM é uma das ferramentas de marketing digital que usamos e recomendamos aos clientes.
CRO
Sigla para Conversion Rate Optimization ou otimização de taxa de conversão e refere-se a um conjunto de técnicas e práticas para melhorar a porcentagem de visitantes em um site que completam as ações desejadas dentro dessa página.
CTA
Siga para Call to Action. Em uma tradução literal, chamada para a ação. Ele serve para direcionar o tráfego do público que você quer conquistar. Muito usado em landing pages, blog posts, e-mail marketing, entre outras ações.
Confira esse artigo completo sobre como aplicar call to action em suas criações
CTR
Sigla para Click through Rate ou taxa de cliques. É um dos principais indicadores de marketing digital. Através desse dado você avalia a relação entre o número de cliques e o número de visualizações de um anúncio, entendendo assim a qualidade de interação com a campanha.
Curtidas
Geralmente mensurado em redes sociais. Indica a quantidade de pessoas que interagem com determinada publicação.
E-book
Na tradução literal, um livro eletrônico. É um dos formatos de materiais educativos mais encontrados no ambiente digital. Normalmente exploram um determinado assunto com profundidade e são criados com a finalidade de aumentar a base de contatos e relacionar com os leads.
Você pode conferir um exemplo deste termo de marketing na prática!
Confira o nosso E-book sobre redes sociais
Engajamento
Conceito que representa a proximidade entre uma empresa e seus consumidores. Quanto mais os usuários interagem com a marca, seja promovendo seu negócio, curtindo as publicações ou comentando maior serão os dados de engajamento.
Funil de marketing
É uma representação, normalmente visualizada em forma de pirâmide invertida, onde cada etapa diz respeito ao estágio em que o potencial cliente está no processo de compra.
Impressões
Esse termo diz respeito ao número de vezes que seu conteúdo foi exibido para os usuários. Somam-se todos os números, inclusive em casos em que o mesmo usuário visualizou o conteúdo mais de uma vez.
Inbound marketing
Também definido como marketing de atração. É uma metodologia que faz com que a empresa seja procurada pelo cliente e não o contrário. Para isso, é usada criação de conteúdo relevante e estratégias em meios digitais para atingir o público-alvo e construir um relacionamento com ele.
Jornada de compra
É o caminho que um potencial cliente percorre antes de realizar uma compra. Possui as etapas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.
Dentro do tema “jornada de compra”, você também poderá encontrar um outro universo de palavras que se referem aos formatos de conteúdos criados para cada etapa acima. São eles:
Topo de funil
O topo de funil é o estágio inicial do lead no processo de venda. Um momento de aprendizado e descoberta de um determinado tema.
Invista em conteúdos que eduquem seu público-alvo para que se tornem clientes no futuro.
Meio de funil
O reconhecimento do problema e a consideração da solução fazem parte do meio do funil. Nessa etapa, o lead já se aprofundou um pouco mais no tema e percebe que tem um problema para resolver
O objetivo aqui é ajudá-lo a identificar essa necessidade e direcioná-lo com as possíveis soluções. Invista em conteúdos que fortaleçam o relacionamento e a credibilidade da empresa.
Fundo de funil
Hora do seu cliente tomar a decisão. O lead está agora no último estágio da jornada de compra.
Invista em conteúdos que apresentem os diferenciais da sua empresa em relação aos concorrentes e explique por que o seu produto ou serviço é a escolha certa.
Saiba como construir conteúdos que engajam seu público. Baixe nosso E-book sobre criação de conteúdo para empresas.
Landing page
O termo pode ser traduzido como página de conversão e, no marketing digital, tem como único objetivo a captação de contatos.
Em teoria, essas páginas têm poucos ou nenhum ponto de fuga (redirecionamentos para outras páginas e sites). Essa é uma das características que auxiliam no aumento da conversão, pois mostra ao usuário de forma objetiva a ação que ele deve fazer.
Leia também sobre quais as landing pages mais eficientes para seu negócio
Lead
Significa contato. É um visitante de site que converteu em um formulário, tornando-se, dessa forma, um contato na sua base.
Por meio de um bom relacionamento, um lead pode caminhar pela jornada de compra até se tornar um cliente do seu produto ou serviço.
Veja também a diferença entre leads e oportunidades de venda.
Lead scoring
É uma técnica de pontuação utilizada para identificar quais contatos estão mais preparados para a compra.
Essa classificação geralmente vem de duas pontuações: perfil (identificados através dos campos de formulário) e interesse (identificados através do comportamento do usuário, como páginas visitadas por exemplo.)
MQL
Sigla para Marketing Qualified Leads ou leads qualificados pelo time de marketing. São aqueles leads que atendem aos critérios do seu time de marketing.
Nutrição de Leads
É uma técnica de relacionamento com sua base de contatos, normalmente feita através de disparos de e-mails automatizados.
Por trás dessa estratégia podem-se encontrar diferentes objetivos como aumentar a solicitação de orçamentos, captar mais dados sobre perfil dos leads, ou mesmo reativar leads sem histórico de engajamento.
Oportunidades
É um lead com alto potencial de compra. Geralmente a oportunidade é identificada após realizar uma ação digital que denota esse interesse como, por exemplo, preencher um formulário solicitando um orçamento.
Confira também o artigo sobre a diferença entre leads e oportunidades de venda.
Palavra-chave
São termos compostos por uma ou mais palavras que resumem o assunto central de um conteúdo. São relevantes para guiar a otimização de uma página ou um site, ajudando nas buscas do Google.
Confira mais sobre essa tema no artigo O que é palavras-chave.
Pop-up
São avisos que aparecem em tela chamando para alguma ação. Podem ser usados para a captação de leads ou mesmo para alguma notificação importante.
Qualificação de Leads
Processo que determina quais pessoas são qualificadas para um atendimento comercial, quais ainda não estão no momento de compra e leads que não tem perfil para se tornar cliente.
Remarketing
É uma técnica para fazer marketing novamente a uma mesma pessoa. É bastante vista em anúncios para divulgar seu produto ou serviço a uma pessoa que já demonstrou intenção de comprar, mas não finalizou a compra, por exemplo.
ROI
Sigla para Return on Investment ou Retorno sobre Investimento. É uma métrica usada para saber quanto a empresa ganhou a partir dos investimentos feitos.
Segmentação de Leads
É uma maneira de identificar os contatos da sua base criando uma lista dinâmica. Para isso, é necessário que seus contatos estejam acompanhados com dados específicos como cargo, estado, empresa, etc.
Através do RD Station você consegue importar sua base de leads ou mesmo captar novos contatos e fazer essa “filtragem”. Ao realizar uma segmentação de leads, é possível ativar ações de marketing avançadas como criar uma automação de e-mail.
SEO
Sigla para Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Buscas, em português. São técnicas e métodos utilizados para o aperfeiçoamento de um texto ou site, visando melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca, como o Google.
SQL
Sigla para Sales Qualified Lead ou leads qualificados pelo time de vendas. São aqueles leads que atendem os critérios do seu time comercial, ou seja, faz sentido seguir com ele no processo de vendas.
Taxa de conversão
Dado que mensura quantas pessoas passaram de uma etapa do funil de vendas para outra.
Essa métrica é vista como um dos indicadores de marketing relevantes para medir os resultados das suas ações.
Visitantes
Pessoas que acessam um site e executam alguma ação.
Webinar
É uma transmissão online que pode ser ao vivo ou gravada. Esse é um dos formatos de conteúdo mais utilizados para captação de leads e lançamento de infoprodutos.
Impulsione seu marketing digital por completo
O universo do marketing digital é muito rico, oferecendo diversas possibilidades e oportunidades para maximizar seus resultados de venda.
Aqui na Gokit, fortalecemos seu negócio com estratégias para atrair, converter e relacionar-se com seu cliente. Fale com nossos especialistas e conheça as soluções mais indicadas para o seu negócio!