A Gokit é uma agência de marketing digital que está alinhada com as inovações do mercado, trazendo para o seu dia a dia, as tendências que venham agregar e melhorar os resultados de seus clientes. 

O uso de ferramentas de marketing é um importante aliado para que os objetivos sejam alcançados. Sendo assim, conheça as 6 ferramentas de marketing digital mais usadas pela Gokit

 

As 6 ferramentas de marketing digital que mais utilizamos

Algumas etapas são necessárias para o bom andamento de uma estratégia de marketing digital. Durante o processo, que vai do planejamento até a análise dos resultados, utilizamos algumas ferramentas. Conheça as etapas e logo em seguida, quais ferramentas a Gokit mais utiliza ao longo desse processo.

ferramentas de marketing digital

Planejar: é a primeira etapa do trabalho, onde é construída e definida a estratégia de marketing e os objetivos que devem ser alcançados. 

Na fase do planejamento, são realizadas algumas ações como: análise do cenário atual da empresa, benchmarking, estudo de palavras-chave, e criação de personas. Também fazem parte dessa etapa, o cronograma e o pauta de conteúdos, bem como a definição dos materiais de conversão que irão abordar os assuntos do interesse e necessidade da persona.

Produzir: É nessa etapa que o que foi planejado ganha vida! Tem como objetivo criar conteúdo educativo, informativo e de entretenimento para os leads – os contatos da marca. Dessa forma, é possível atrair tráfego, ajudar o lead a solucionar um problema com conteúdos específicos, e consequentemente, convencê-lo que a solução da empresa é a melhor para as suas necessidades. 

Após a conversão, se iniciam uma série de ações personalizadas para encantar e fidelizar o cliente.

Gerenciar: a gestão de tarefas tem a função para garantir que todas as ações estão sendo implementadas corretamente.

Para cada artigo, ebook, postagem social ou email temos diferentes profissionais colaborando desde a criação da ideia, texto, arte até a publicação. O gestor é o profissional que tem papel fundamental nesse processo, demandando as tarefas e conferindo a qualidade das entregas.

Vender: As vendas são a força motriz de toda organização. E para ter controle sobre as vendas, é importante ter um processo bem definido e ferramentas que te ajudem a transformar oportunidades em clientes.

Analisar:  É clichê, mas é verdade: o que não se mede, não se gerencia. Fazer a análise dos resultados é a etapa do processo que vai te dar clareza se o que está sendo feito realmente está sendo efetivo para alcançar os objetivos do planejamento. Por isso, é muito importante a frequência da análise dos resultados. Só assim é possível fazer os ajustes necessários que toda estratégia de marketing digital precisa passar.

 

Que tal conhecer as ferramentas que mais utilizamos em cada uma dessas etapas?

ferramentas de marketing digital

 

 

1. Planejamento: SEMrush

Uma das ferramentas de marketing digital utilizadas pelo planejamento da Gokit é o SEMrush. Simplificando bastante, o SEMrush é um software que analisa a relação dos sites e palavras chaves buscadas pelo google.

semrush

Algumas das informações que essa ferramenta permite verificar:

  • As palavras-chave de maior relevância para sua empresa e também dos concorrentes;
  • O posicionamento das palavras-chave nas pesquisas orgânicas;
  • Os backlinks da sua própria página e da concorrência;
  • Entre outras informações que auxiliam na estratégia de SEO.

Todo conteúdo feito na Gokit tem um motivo para existir. Para cada blog post e material rico feito por nós, existe muita pesquisa e trabalho dentro dessa ferramenta.

 

2. Produção de conteúdo: Contentools

A Gokit utiliza a Contentools, plataforma de gerenciamento dos processos e pessoas envolvidas com a criação de conteúdos. A Contentools possui funcionalidades que vão desde o planejamento – ideia, persona, etc – até a publicação de cada conteúdo. o texto produzido passa por diversas etapas para chegar até a publicação.

cotentools

Para facilitar essa gestão, utilizamos a Contentools. Outras funcionalidades que essa plataforma possui:

  • Integração com redes sociais, aplicativos diversos e WordPress, para mais agilidade nos processos de publicação;
  • Visibilidade da produção, mediante calendário para acompanhamento das atividades semanais, mensais e anuais dos conteúdos entregues e produzidos;
  • Visualização das estratégias de marketing da empresa, as personas, briefings e outras informações importantes na fase de produção.

 

3. Automação de marketing: RD Station Marketing

O RD Station é uma central de ferramentas do marketing digital. É por lá que fazemos toda a gestão dos contatos, criamos landing pages, formulários, newsletters e muito mais. A Gokit é, desde 2017, agência parceira da Resultados Digitais e ajuda clientes de diversos mercados a conseguir mais resultados nessa ferramenta. Escrevemos esse artigo para explicar porque usamos RD Station.

rd-marketing

Veja algumas das funcionalidades que essa ferramenta possui:

  • Automação de Marketing
  • Criação de landing pages e formulários personalizados
  • Painel de cadastro de palavras-chave
  • Pop-ups
  • Criação de newsletter e email marketing
  • Fluxos de automação de emails para nutrição de leads
  • Monitoramento e segmentação de contatos
  • Lead scoring para qualificação de contatos

 

4. Redes sociais: Etus

Quando o assunto é social media, contamos com a Etus. É nessa plataforma que programamos todas as postagens de instagram, facebook e linkedin dos nossos clientes. É um aliado importante para simplificar a quantidade de ações das redes sociais.

etus

Algumas funcionalidades da plataforma:

  • Agendamento de posts para as redes sociais: Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube, Twitter, Tumblr, Pinterest
  • Elaboração de relatórios
  • Captação de leads
  • Automatização das publicações

 

5. Vendas: Moskit CRM

Controlar o processo comercial da sua empresa é imprescindível se você quer vender mais. Por isso, nós indicamos aos nossos clientes a mesma ferramenta que usamos internamente, o Moskit CRMJá testamos outros softwares de gestão de relacionamento com clientes, e ficamos com o Moskit por entender que é a ferramenta que melhor atende as necessidades do vendedor brasileiro.

Destaco os pontos fortes que nos fizeram optar pelo Moskit: Primeiro, por ter a melhor integração com RD Station do mercado. Além de receber as oportunidades geradas no software da Resultados Digitais, o Moskit também envia atualização do contato de volta para a RD.

crm moskit

Em segundo lugar, mas não menos importante, o destaque vai para o suporte ágil e que realmente resolve o seu problema. 

Veja algumas das funcionalidades dessa ferramenta:

  • Cadastro de notas em texto ou áudio sobre suas negociações
  • Marcação de tentativas de contato e snooze de atividades
  • Envio de emails, whatsapp e ligações
  • Dashboards e funis personalizados

A Gokit tem uma parceria especial com a Moskit que dá direito a 10% de desconto e um teste estendido para quem utiliza o cupom AMFEL244 durante o trial. Clique no link para acessar ao trial com o cupom.

 

6. Análise: Google Analytics

O Google Analytics é um parque de diversões para quem gosta de dados. Esta ferramenta do google instala um código em cada uma das suas páginas que permite observar uma variedade de informações dos seus visitantes de forma anônima. Desde descobrir qual de suas páginas é a mais acessada, até calcular o valor recebido pelas vendas do seu e-commerce, o Analytics é um poderoso aliado no trabalho da Gokit.

Por ser uma ferramenta bastante completa, ela se torna também complexa para o usuário iniciante. Como são muitos dados fornecidos, para ter uma boa análise você precisa saber o que está procurando.

google analytics

Algumas das funcionalidades mais usadas do Google Analytics são:

  • Número de usuários e páginas mais visitadas
  • Caminhos que os usuários utilizam para chegar até o site da empresa
  • Dados demográficos e geográficos (localização, sexo e idade)
  • Taxa de rejeição e tempo médio de visualização das páginas

 

Ferramentas + Pessoas + Processos = Sucesso

Aqui na Gokit, nossa equipe recebe treinamento para utilizar cada uma dessas ferramentas de marketing digital, e regularmente os profissionais assistem a webinars das novidades dessas tecnologias, bem como se atualizam com cursos oferecidos. 

Dessa forma, todos da agência conseguem extrair o melhor de cada uma dessas ferramentas, com o objetivo de oferecer os resultados mais assertivos para os nossos clientes. Mas lembre-se: Ferramentas são apenas ferramentas. De nada adianta ter ferramentas incríveis e não saber utilizá-las. Para isso, é preciso ter as pessoas e processos corretos. 

Quer saber como a Gokit pode te ajudar conseguir melhores resultados com o marketing digital? Entre em contato agora mesmo!

Até a próxima!

 

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Por Felipe

10 de julho de 2019

6 min. de leitura

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