“O que é Inbound Marketing?”
Muitas pessoas encaram essa mesma dúvida assim que procuram por marketing digital.

Seja você um empreendedor ou um profissional da área, precisa conhecer essa metodologia poderosa que fomenta o conteúdo, boas práticas e o relacionamento entre empresas e clientes.

Entenda, através deste artigo, sobre o novo jeito de fazer marketing digital para empresas, e como essa metodologia promete otimizar suas vendas.

Esse conteúdo foi dividido em 4 tópicos:

  • Inbound Marketing: Como tudo começou
  • O que é Inbound Marketing
  • Funil de Vendas do Inbound Marketing
  • Por que investir nesse novo processo de vendas?

Vamos lá!

 

Inbound Marketing: Como tudo começou

O Inbound Marketing se popularizou em 2009, nos Estados Unidos, após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, escrito por Brian Halligan e Dharmesh Shah.

livro o que é inbound marketing

Livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, dos autores Brian Halligan e Dharmesh Shah.

Halligan e Shah são também criadores da Hubspot, a primeira empresa a oferecer um software de marketing capaz de atrair, converter e fechar clientes.

Na prática, essa metodologia provou trazer alto retorno sobre investimento, melhora nas taxas de engajamento e geração de autoridade digital. Um conjunto de elementos que interessou muitas empresas a investirem na nova técnica de marketing.

 

O que é Inbound Marketing

Inbound Marketing é uma metodologia baseada em conquistar o interesse dos usuários online e torná-los seus potenciais clientes.

Encaramos essa técnica como inovadora, pois ela destaca o cliente como protagonista de todo o processo de vendas. Isso significa que, diferente do marketing tradicional, aqui quem procura pela empresa é o cliente, e não ao contrário.

Basicamente, esse processo é feito através de estratégias online, que visam o relacionamento e a educação ao consumidor. Para isso, as empresas utilizam o Marketing de Conteúdo somado à Automação de Marketing. Duas ferramentas que inovam o cenário do marketing tradicional e são capazes de ampliar as oportunidades de negócio.

 

Marketing Tradicional x Inbound Marketing

A principal diferença entre o marketing tradicional, também conhecido como Outbound Marketing, e o Inbound Marketing é a maneira de abordagem ao consumidor.

Enquanto o marketing tradicional utiliza de ações mais diretas para ofertar o produto/serviço, o Inbound Marketing atua passo por passo. Primeiro, as atividades são voltadas para despertar o interesse do público-alvo e fortalecer o relacionamento entre empresa e cliente.

Conheça algumas ações que diferenciam as duas vertentes:

o que é inbound marketing

Tenha isso em mente: não existe certo ou errado no cenário atual do marketing, pois ambas vertentes se complementam na prática. Se tornam, assim, essenciais para o crescimento de uma empresa.

 

Funil de Vendas do Inbound Marketing

Para pôr o Inbound Marketing na prática, é necessário conhecer os 4 passos do funil de vendas. Entenda a função de cada etapa e as principais ações dentro da estratégia.

funil inbound marketing

Atrair

A entrada da primeira etapa do funil é baseada em aproximar, de forma espontânea, pessoas que poderiam se interessar pelo seu produto ou serviço. Sendo assim, é indispensável ter um website em mãos. Nele, criaremos conteúdos que engajem o usuário. Dessa forma, eles se tornam mais preparados para de fato consumirem seu produto.

Em resumo, você deve:

  • Produzir conteúdo próprio.
  • Investir em SEO.

Leia também sobre Produção de conteúdo e entenda O que é Palavra Chave.

 

Converter

Assim que seu site estiver pronto para receber visitas, passaremos para a próxima etapa: a conversão.

Esse passo é responsável por uma troca de informações entre empresa e usuário.

De um lado, a empresa oferece uma oferta ou material gratuito para o usuário e, por outro lado, em troca desse conteúdo, o usuário fornece informações como nome, e-mail, cidade, etc.

Em resumo, você deve:

  • Inserir Call To Actions em suas páginas.
  • Criar Landing Pages com ofertas.

 

Relacionar

Agora que sua empresa possui mais informações sobre esse visitante online, está na hora de entender o quão preparado está seu contato para receber a abordagem de venda. Para isso, é preciso identificar em qual estágio da jornada de compra o contato está. Depois disso, trace uma estratégia para levá-lo até a apresentação do produto/serviço.

Em resumo, você deve:

  • Trabalhar com sua lista de e-mails.
  • Criar uma automação de marketing.

 

Vender

Nutrindo sua base de contatos com o passo anterior, logo você chegará à venda.

Nessa etapa final do funil de Inbound Marketing, é necessário mapear as oportunidades de venda e entregá-las ao setor responsável por abordar o potencial cliente.

Em resumo, você deve:

  • Ativar seu Lead Scoring.
  • Preparar sua equipe para receber as oportunidades de venda.

 

Por que investir nesse novo processo de vendas?

  • Os leads do Inbound Marketing custam 60% menos que leads conseguidos pelo Outbound. (Fonte: Hubspot)
  • 81% dos consumidores online, que recebem e-mails baseado em hábitos de compra demonstrados anteriormente, possuem mais probabilidade de realizar outras compras no futuro. (Fonte: eMarketer)
  • Os contatos na sua lista de e-mail possuem uma probabilidade 3 vezes maior de compartilhar seus conteúdos nas redes sociais que visitantes de outras fontes. (Fonte: QuickSprout)
  • Consumidores que compram produtos promovidos por meio de e-mail marketing gastam 138% mais que consumidores que não recebem ofertas por e-mail. (Fonte: Convince&Convert)
  • O e-mail possui maior taxa de conversão (69%) que redes sociais e outros canais offline. Isto, quando se trata de compras realizadas como resultado direto de uma mensagem de marketing. (Fonte: DMA)

 

Conclusão

Por fim, queremos deixar claro que não há apenas uma maneira correta de fazer marketing digital. Cada empresa terá que escolher o quanto investir em Inbound e Outbound Marketing.

Desse modo, é importante que você, empreendedor, experimente diferente ações no seu próprio negócio. E, se você já começou a montar algumas estratégias de Inbound Marketing, fique atento. Qualidade nos conteúdos, planejamento e métricas são fundamentais para colocar o plano em prática.

A recomendação da Gokit é que ative seu funil de vendas o quanto antes. Só assim é possível mensurar os resultados e alinhar sua estratégia de marketing digital.


 

Até a próxima,

Helô.

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por Helo

18 de maio de 2018

4 min. de leitura

Compartilhe:

Receba nosso
material