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É bem provável que você concorde comigo: nunca se ouviu falar tanto em marketing de conteúdo quanto nos últimos cinco anos. Um dos motivos para isso é que tem ficado cada vez mais evidente que a produção de conteúdo é uma das formas mais eficazes de se destacar frente à concorrência e se tornar referência no mercado.

Para se ter ideia, conforme o relatório Content Trends 2017, elaborado pela Rock Content, 71% das empresas que participaram do estudo já adotam a estratégia de marketing de conteúdo. No entanto, desse total, somente 16,7% dos negócios publicam conteúdos com alta frequência, sabem medir resultados e possuem uma estratégia integrada com a empresa.

Sabe por que isso acontece? É que há uma busca desenfreada por passar a trabalhar com produção de conteúdo. Então, a qualidade e a preocupação com a estratégia em relação ao que é publicado fica em segundo plano.

Prova disso é que do total de empresas que adotaram a produção de conteúdo como prática periódica. Somente pouco mais da metade (53,5%) informaram saber dados sobre os visitantes mensais que recebem. Esse é um ponto-chave e superbásico para entender se o que está sendo produzido é de fato eficaz, relevante e está gerando resultados.

Inclusive, entre os principais fatores que diferenciam estratégias online das ações offline é justamente a facilidade de mensurar os resultados e o retorno. Por isso, não existe justificativa para não usufruir dessa grande vantagem.

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Use essas informações a seu favor

Se você está no time de empresas que ainda não trabalham com marketing de conteúdo ou, então, fazem produção de conteúdo, mas sem muito planejamento, não desanime!

A boa notícia é a seguinte: agora você já sabe que nem todas as empresas que afirmam trabalhar com marketing de conteúdo fazem de forma correta e estratégica. Portanto, você tem a oportunidade de virar o jogo, fazer diferente e, possivelmente, sair bem à frente da concorrência. Se isso não acontecer vai, pelo menos, disputar de igual para igual.

Mas, se você está pensando algo como:

  • “não tenho tempo para escrever conteúdo”;
  • “não sei sobre o que escrever”;
  • “não faço ideia de como montar essas estratégias”;
  •  “já contratei uma agência, mas não vi retorno”.

Saiba que isso pode ser facilmente solucionado ao contar com uma agência de marketing digital especialista em produção de conteúdo e que tenha resultados concretos para mostrar.

 

O que fazemos na Gokit em relação à produção de conteúdo

Existe um conjunto de ações que faz com que a produção de conteúdo dê certo e consiga gerar mais resultados positivos a cada publicação. Aqui, na Gokit, entre os nossos processos estratégicos estão:

 

Entender a fundo o negócio do cliente

Embora há quem diga que somente um profissional dentro da própria empresa seja capaz de dominar profundamente a história, visão, metas, valores e concorrentes, não é bem assim. Hoje em dia existem uma série de técnicas que permitem conhecer e entender a fundo cada negócio, como se fizesse de fato parte da organização.

Afirmamos isso, pois é o que percebemos ao longo da nossa jornada na Gokit. Algo que tem feito toda diferença é destinar um tempo para imergir na essência do cliente. Em um dos nossos primeiros encontros colocamos em prática metodologias que permitem:

  • trazer à tona todas as características da empresa;
  • o que os clientes e potenciais clientes daquele negócio vivem e pensam;
  • metas e valores que norteiam o negócio;
  • descobrir uma imensidão de informação que nos balizam para planejar a tão esperada jornada de produção de conteúdo.

Inclusive, muitos dos pontos identificados durante esse encontro passavam despercebidos pelo cliente. É um processo incrível que gera muito conhecimento para ambos!

 

Elaborar uma jornada de conteúdo

Trabalhar com a publicação de textos desconexos e que não sigam uma sequência lógica de produção é bem arriscado. Assim, fica difícil atingir resultados por meio do marketing de conteúdo.

Aqui, a jornada de produção de conteúdo é nossa maior preciosidade. Ela leva em consideração os princípios do funil de marketing (caminho que o cliente leva até fechar uma compra). Isso quer dizer que engloba conteúdos para topo, meio e fundo de funil.

Cada assunto sugerido é baseado justamente nas oportunidades que foram identificados na dinâmica realizada com o cliente. Além disso, temos outra supertática: as ferramentas capazes de identificar oportunidades de conteúdos com base nas palavras-chaves que os internautas pesquisam nos buscadores. Atualmente, nossos grandes aliados são o SEMRush e o Google AdWords Keyword Planner.

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Criar títulos que aumentam o tráfego

Não há como negar, o título é um dos principais fatores para aumentar o tráfego do seu site/blog. Ele precisa contar com uma palavra-chave de altíssima qualidade, mas também necessita chamar atenção. Afinal, de nada adianta produzir um texto com conteúdo riquíssimo se o internauta não acha o título do conteúdo que você produziu interessante. E, então, acaba clicando em outra opção quando faz uma pesquisa no Google.

Aqui, na Gokit, quebramos a cabeça até chegar ao título mais estratégico e que traga o máximo possível de cliques. Costumo dizer que o título tem tanto (ou maior) valor quanto o restante do conteúdo. Então, isso é motivo suficiente para gastar todo o tempo que for preciso até chegar a uma opção que dê gosto de ler (e de clicar).

 

Repassar briefings completos

Em conversa com clientes e parceiros, identificamos um dos motivos pelos quais algumas empresas desistiram da produção de conteúdo. Ele tem relação com o fato de não receber um texto de qualidade e que atendesse as expectativas. Um dos motivos para esse cenário pode ter sido a falta de um bom briefing para o redator.

Eu, particularmente, aprendi muito sobre como elaborar um bom briefing depois de ter iniciado a carreira como produtora de conteúdo para web. Foi a partir daí que percebi o quanto um briefing incompleto impacta no direcionamento do conteúdo. O redator acaba tendo mil possibilidades e o risco de entregar algo que não atenda às expectativas é muito maior.

Somos parceiros da Contentools e, por isso, trabalhamos com os redatores especializados em áreas distintas. De música a agronegócio, de saúde a turismo. Independentemente do segmento, temos um cuidado imenso ao repassar os briefings. As orientações são sempre acompanhadas de ideia central, boas referências, sugestão de tópicos e CTA. Além disso, percebemos que é bem importante manter uma relação próxima com os redatores. Isso contribui trazer o espírito de equipe e sanar dúvidas o mais rápido possível.

 

Aplicar estratégias de SEO

O trabalho não termina quando o título perfeito foi devidamente escolhido e o texto foi finalizado. É aí que entra o trabalho do especialista em SEO.

Título, tópicos, subtópicos, palavras-chaves, meta-descrição, otimização de imagens, otimização de URLs, hiperlink. Enfim, há uma série de pontos que precisam estar completamente alinhados para garantir que o texto publicado fique bem rankeado nos buscadores de pesquisa, como o Google. Esse cuidado é imprescindível para chegar ao máximo de pessoas possíveis de forma espontânea, sem precisar pagar.

Bem, por hoje é isso! Espero que você tenha gostado de conhecer como tratamos a produção de conteúdo aqui na Gokit e tenha compreendido o quanto isso é importante para a sua empresa. Cada detalhe da construção de um texto impacta diretamente na conquista de resultados orgânicos e na geração de autoridade digital para a marca.

Ah, lembre-se sempre: você não está sozinho para fazer a coisa acontecer. Conte conosco do início ao fim do processo de produção de conteúdo para conseguir colocar em prática cada um desses passos de sucesso. 🙂

Um abraço,
Rafa Fusieger


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Por Rafaela

6 de abril de 2018

6 min. de leitura

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