Como saber se sua estratégia de marketing digital está dando certo? Você sabe quais as métricas mais importantes para o seu negócio? Para responder estas perguntas é imprescindível mensurar os indicadores de marketing da sua empresa.
Avaliar os resultados da sua estratégia pode ajudar a entender exatamente como foi o seu desempenho e quais aspectos podem melhorar.
E quando se trabalha no mercado digital, é possível medir praticamente tudo. Desde o desempenho dos envios de e-mails que você faz, passando pelas landing pages que publica para captação de contatos ou pedidos de orçamento, os posts de suas redes sociais, até o seu funil de vendas.
Gif: banco Giphy
Neste artigo vou apresentar para você quais são os principais indicadores de marketing, nas categorias mencionadas acima. Assim, você pode anotar para rever com a sua equipe e, se necessário, reorganizar sua estratégia, visando otimizar e maximizar seus resultados!
Boa leitura!
Quais são os principais indicadores de marketing digital
1️⃣ Desempenho do funil de marketing
O funil de marketing é formado por uma série de etapas e estratégias que facilitam a tomada de decisão e mostram a jornada do cliente desde o seu primeiro contato com a empresa até o fechamento do negócio.
O que avaliar:
Este método também oferece a possibilidade de mensurar o percentual de resultados de cada estágio.
Confira como realizar o cálculo:
- Taxa de Visitante para Leads: porcentagem de visitantes que forneceram dados de contato, como nome e e-mail. Calcule:
Número de Leads ÷ Número de Visitantes x 100
- Taxa de Leads para Oportunidades: porcentagem de Leads mais avançados na jornada, qualificados para contato de um vendedor. Calcule:
Número de Oportunidades ÷ Número de Leads x 100
- Taxa de Oportunidade para Vendas: porcentagem de Leads que chegaram ao objetivo final do funil, a tomada de decisão de compra. Calcule:
Número de Vendas ÷ Número de Oportunidades x 100
Para que você possa avaliar seu próprio funil, a Resultados Digitais desenvolveu uma ferramenta que possibilita a comparação de métricas com empresas do mesmo segmento que o seu, método conhecido como Benchmarking.
Confira a tabela abaixo com alguns percentuais por segmento:
Segmento | Visitantes > Leads | Leads > Oportunidades | Oportunidades > Vendas |
Agência de Marketing e Publicidade | 4,00% | 13,50% | 24,00% |
Consultorias e Treinamentos | 4,50% | 12,30% | 37,90% |
E-commerce | 3,00% | 21,10% | 61,40% |
Educação e Ensino | 6,30% | 12,10% | 32,10% |
Engenharia e Indústria em Geral | 3,80% | 17,60% | 37,30% |
Eventos | 4,30% | 10,20% | 57,20% |
Financeiro, Jurídico e Serviços Relacionados | 4,60% | 14,80% | 23,90% |
Hardware e Eletrônicos | 5,50% | 11,60% | 60,70% |
Imobiliárias | 2,90% | 13,10% | 38,30% |
Mídia e Comunicação | 3,80% | 10,80% | 26,80% |
ONGs | 4,70% | 12,60% | 24,40% |
Saúde e Estética | 5,10% | 22,40% | 36,30% |
Serviços em Geral | 4,10% | 22,70% | 35,80% |
Serviços em RH e Coaching | 5,00% | 16,20% | 20,90% |
Software e Cloud | 5,70% | 12,20% | 14,80% |
Telecomunicações | 5,70% | 43,60% | 14,70% |
Turismo e Lazer | 5,10% | 23,90% | 25,20% |
Varejo | 2,60% | 21,70% | 16,90% |
2️⃣ Desempenho de Landing Pages
A taxa de conversão é um indicador fundamental para entender o sucesso de cada estratégia e pode variar de acordo com o segmento de atuação da empresa.
De acordo com uma pesquisa da Hubspot, criar uma landing page típica converte de 5 a 15%, mas algumas que são mais bem otimizadas chegam a 30% ou mais.
Esse indicador deixa claro se a Landing Page teve um bom desempenho ou não. Aqui na Gokit, por exemplo, utilizamos essa métrica da seguinte forma:
➥ Conversão ideal para landing pages de orçamentos 5%
➥ Conversão ideal para landing pages de materiais educativos 15%
Para calcular essa conversão vamos utilizar o mesmo exemplo da landing page citada anteriormente, seus números são:
➥ Visitantes: 1.000
➥ Conversões: 10
Então, para obter o resultado é necessário dividir o total de conversões pelo total de visitantes, 10 ÷ 1000 x 100 = 1%
Caso as taxas estejam abaixo das porcentagens recomendadas, é importante acender uma luz de alerta.
Existem algumas boas práticas que podem ajudar a manter as taxas das Landings Pages boas, como por exemplo:
➥ Criar títulos, subtítulos e descrições atrativas;
➥ Utilizar imagens que tenham qualidade e chamem a atenção;
➥ Manter todas as informações relevantes visíveis no topo da página;
➥ Utilizar um CTA chamativo e objetivo;
➥ Solicitar apenas as informações necessárias no formulário.
3️⃣ Desempenho de e-mail marketing
Diversos fatores podem ser analisados com as métricas do e-mail marketing. Alguns deles podem parecer óbvios, mas não se engane, dê atenção verdadeiramente a esses dados e procure analisar como estão os seus envios, corrigindo aquilo que impede a melhoria das suas taxas. Confira quais são as principais:
Taxa de abertura
Um dos indicadores de marketing mais importantes, no que se refere aos e-mails. Ele diz respeito a quantas pessoas abriram os e-mails, em comparação com a quantidade de mensagens enviadas.
Segundo a RD Station Marketing – plataforma de marketing referência nesse quesito, uma taxa de abertura ideal deve estar acima de 15%. Ela pode ser calculada dividindo o número de e-mails abertos por e-mails enviados.
Caso suas taxas estejam abaixo desse percentual, repense alguns pontos:
➥ Título/Assunto do e-mail: Realmente é atrativo o suficiente para fazer a pessoa abrir a sua mensagem?
➥ Tamanho do título/assunto: A recomendação é de que utilize até 35 caracteres, para que seja visto por inteiro em dispositivos celulares. Títulos mais longos podem sair cortados e a pessoa nem entender o que você quis dizer.
➥ Dias e horários de envio: Verifique se alguns dias e horários desempenham melhor e vá fazendo os ajustes. Existe também uma porção de benchmarkings que você pode acompanhar com métricas do seu segmento.
➥ Quantidade de e-mails enviados: Não é legal “cansar” os seus contatos, sendo assim, procure espaçar os envios ou segmentar os contatos, enviando e-mails para grupos diferentes;
Taxa de cliques
Também conhecida como CTR – Click Through Rate, pode ser calculada com o total de cliques dividido pelo número de impressões. Conforme aponta a RD Station Marketing, as taxas de cliques são consideradas boas, quando estão acima de 2%.
Essa informação poderá validar sua base de contatos e medir o engajamento das pessoas com o conteúdo que você disponibiliza para eles.
Se as suas taxas estão abaixo desse percentual, sugiro verificar:
➥ Chamadas para ação: Existem CTA ‘s (chamadas para ação) na primeira dobra do e-mail? Ou seja, existe um botão, banner ou links na primeira parte em que a pessoa lê ao abrir.
➥ Conteúdo dos e-mails: Está realmente de acordo com a estratégia pensada e com foco no seu público?
➥ Formato dos e-mail: Procure variar entre as opções que tem à sua disposição e que mais agradam o seu público, desde layouts mais simples com texto, até os mais aprimorados com imagens.
É possível ainda mencionar outros indicadores de marketing relacionados aos e-mails, como por exemplo, Bounce Rate, também conhecida como taxa de rejeição, que mensura o número de e-mails que não chega ao destinatário e ainda a Taxa de descadastro e Spam, que de acordo com a RD Station, deve sempre ser menor que 0,1%.
Desenvolvemos um diagnóstico gratuito, para que você possa entender os pontos fortes e fracos da sua estratégia de marketing digital. Confira!
4️⃣ Desempenho de Redes Sociais
Também é possível realizar a análise de alguns indicadores nas ações feitas nas redes sociais para identificar se elas estão sendo satisfatórias ou se é necessário aperfeiçoá-las.
Confira as principais taxas:
Taxa de engajamento
Define o número de interações do público com a sua publicação, levando em consideração o número de curtidas, comentários, compartilhamentos, salvos ou menções. De acordo com Iconosquare, uma boa taxa fica entre 1 e 5%.
Para calcular é simples:
Interações (mencionadas acima) ÷ alcance
Taxa de alcance
Essa métrica define o número de pessoas que visualizaram qualquer publicação da sua página e pode ser dividida em alcance orgânico ou pago.
Para calcular é simples:
Número de pessoas que visualizou a publicação ÷ número de seguidores do seu perfil
Essas taxas podem ser verificadas no site analisa.io onde você recebe uma breve análise do seu perfil de maneira gratuita.
5️⃣ Desempenho de Retorno por Investimento (ROI)
Este indicador permite saber quanto dinheiro a empresa perde ou ganha com os investimentos feitos em diferentes canais. É essencial, porque permite que você avalie como certas iniciativas específicas contribuem com os resultados da empresa.
Para calculá-lo é simples: Receita – custo ÷ custo
Indicadores de marketing: apenas mensurar não é o suficiente. É preciso agir!
Monitorar e realizar uma análise dos indicadores de marketing digital pode não ser uma tarefa fácil. Mas acompanhar as métricas do seu dia a dia é essencial, afinal, não adianta bater cabeça em estratégias que não oferecem resultados.
Contar com uma agência de marketing digital para acompanhar esses indicadores pode trazer muitas vantagens, especialmente porque existe o monitoramento profissional dessas métricas mencionadas ao longo do texto, visando sempre o crescimento do seu negócio.
Além disso, o time de uma agência não apenas acompanha os indicadores regularmente, como também estuda e planeja todas as ações que serão feitas, com base no seu público e produto ou serviço que a sua empresa oferece. Munidos de toda informação e validando as expectativas que você tem com o marketing, as estratégias são delineadas.
Aqui na Gokit você conta com especialistas para alavancar o seu marketing digital por completo. Quer saber mais? Preencha o formulário abaixo e fale com nossa equipe.