Uma estratégia de marketing não precisa – e na minha visão pessoal não deve depender – apenas e exclusivamente de investimentos em anúncios.
Entenda o que quero dizer: anúncios são importantes. Muitas vezes, no início de uma trajetória digital, o Google Ads é uma ferramenta essencial para colher resultados rápidos. Porém, a longo prazo, sua empresa pode ficar refém de um funil de vendas que só acontece caso os anúncios estejam ativos. Essa realidade pode desanimar, é frágil, e serve como um alerta para que você invista em outras estratégias digitais.
Dito isso, nesse texto vou apresentar como captar leads projetando um crescimento orgânico. Focaremos em:
- Como melhorar os pontos de conversão do seu site
- Como criar conteúdos que conversem com seu público
- Boas práticas de SEO
Então, vamos começar por algo que provavelmente está acontecendo por aí:
1) Facilite a conversão de contatos
Isso é o básico, mas adivinha? Muitas empresas não fazem o “feijão com arroz” bem feito.
Estou falando sobre esses acontecimentos:
- Um visitante chega no seu site e… Cadê o formulário para entrar em contato?
- Você posta algo no Instagram e… O link do perfil não leva para lugar nenhum.
- Você dispara um e-mail para a base de contatos e… A oferta não é clara.
Esses erros “bobos” significam que sua empresa não está facilitando a entrada de contatos. Vamos mudar isso! Invista tempo nessas ações:
Ative um botão de WhatsApp no seu site
Para vários segmentos do mercado, o WhatsApp é uma ferramenta que faz muito sentido para a equipe comercial. Sendo assim, incentivar que o visitante do seu site entre em contato rapidamente com sua empresa pode ser um grande passo para captar leads – e possivelmente clientes – sem gastar dinheiro.
Ferramenta gratuita para realizar essa atividade:
Caso seu site seja construído em WordPress: WAme Cha
Ferramenta que a Gokit utiliza para os clientes: RD Station
Crie um relacionamento com sua base de contatos
O e-mail marketing é uma excelente ferramenta para manter sua base de contatos engajada e atualizada com as novidades da sua empresa – sejam novos produtos, ofertas, ou conteúdos.
Nessa atividade, sua empresa acaba não conquistando novos leads, por que o que acontece aqui – normalmente – é uma reconversão de leads, digamos assim. Em outras palavras, os contatos que já estão na sua base de e-mails acabam convertendo novamente em uma nova ação desejada.
Isso pode ser bastante interessante quando pensamos em marketing digital para hotelaria e também para outros segmentos em que os clientes costumam comprar 1, 2, 3… várias vezes em momentos diferentes.
Ferramenta gratuita para realizar essa atividade: MailChimp
Ferramenta que a Gokit utiliza para os clientes: RD Station
Lembre-se de não enviar e-mails sem consentimento. Dê uma atenção especial à LGPD.
Configure pop-ups de saída ou de rolagem
Essa é uma ação para evitar que o visitante do seu site saia de “mãos abanando”. Aproveite o pop-up para indicar um conteúdo que sua empresa acabou de lançar, ou mesmo uma oferta que faça sentido com o produto ou serviço da página visitada.
Ferramenta gratuita para realizar essa atividade: Caso seu site seja construído em WordPress: Popup Builder
Ferramenta que a Gokit utiliza para os clientes: RD Station
2) Foque no conteúdo
A produção de conteúdo é um grande aliado de empresas que procuram aumentar a visibilidade, autoridade, e também a base de leads.
Pensando nessa estratégia, sua empresa pode mesclar publicações em diferentes formatos e canais. Exemplo:
- Produção de materiais educativos (E-books, quizzes, webinars, infográficos…)
- Produção de artigos para blog
- Produção de posts para redes sociais (Instagram, LinkedIn, Facebook, TikTok…)
Pelo nosso histórico de atleta de clientes, indico aqui as ações que mais funcionam para a captação de contatos:
E-books
É um dos formatos mais encontrados na estratégia de marketing de conteúdo. Normalmente exploram um determinado assunto com profundidade e tem longa vida útil, ou seja, por mais que você faça um lançamento de E-book hoje, esse material tende a funcionar sozinho ao longo do tempo.
Webinars
É uma transmissão online via web que pode ser ao vivo ou gravada. As pessoas que se inscrevem têm uma probabilidade maior de comprarem ou seguirem seu call to action, caso estejam assistindo ao vivo.
Normalmente esse material tem um pico de conversões durante a transmissão ao vivo e uma vida útil menor, comparado ao E-book.
Beleza… Mas vocês querem o pulo do gato?
Co-marketing
O co-marketing é uma ação que sua empresa faz compartilhada com outra empresa. No contexto desse artigo, um exemplo seria criar um E-book assinado por sua empresa junto de outra empresa parceira.
A ideia aqui é fomentar as duas bases de contatos para converter em um mesmo conteúdo. Gerando, assim, uma troca de leads e um crescimento mútuo.
Recomendamos esse tipo de ação para empresas que desejam ampliar rapidamente a base de leads. Entretanto, isso exige um acordo bem feito com a empresa parceira, ok? Dê atenção às ações de lançamento que cada organização fará, e escolha estrategicamente qual instituição faz mais sentido com seu negócio.
Acesse esse E-book completo para saber mais sobre como captar leads através da criação de conteúdo!
E por último, mas não menos importante:
3) Esteja com o SEO bem feito
SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de ações que você pode realizar em seu site para otimizá-lo e, dessa forma, melhorar o posicionamento orgânico das suas páginas web em mecanismos de busca, como o Google, por exemplo.
Para ser mais prática, vou indicar um checklist que você e sua equipe podem conferir e ajustar por aí:
- Confira se suas páginas estão indexadas
- Tenha um servidor que responda rapidamente
- Obtenha o certificado SSL
- Tenha um site responsivo
- Escolha uma palavra-chave principal para comandar o conteúdo da página. Isso serve tanto para a página inicial do site quanto para os artigos do blog.
- Informe no html quais são os títulos e subtítulos das suas páginas – Cabeçalhos: H1, H2, H3
- Preencha o alt text das imagen
E esse checklist pode ser MUITO extenso. Indico essas leituras para se aprofundarem:
Como captar leads: sinceramente… não dá pra fazer tudo isso sozinho!
Listamos algumas ferramentas para você saber como captar leads sem investir em anúncios. São diversas atividades que exigem tempo e estudo da sua equipe. Dá pra economizar até nisso.
Conte com uma agência de marketing digital para ser sua parceira estratégica nesse momento. Aqui na Gokit sua empresa é atendida de ponta a ponta:
- Ajudamos sua marca a ser vista e reconhecida na internet;
- Ampliamos sua base de contatos e entendemos melhor seus clientes;
- Criamos conteúdos que envolvem seu público;
- Identificamos quem são suas principais oportunidades, para que sua equipe converta-as em vendas;
- E ainda: analisamos os resultados, para cada vez mais, estar alinhado com o sucesso do seu negócio!
Quer saber mais? Preencha o formulário abaixo e fale com nossa equipe.