Como atrair mais hóspedes para o hotel: essa é uma preocupação constante para gestores hoteleiros de todo o Brasil.
Para aliviar as tensões, você encontra nesse texto algumas estratégias de marketing digital para hotelaria que podem ser grandes aliadas no dia a dia. Acompanhe a leitura!
Sabemos que trabalhar com uma alta taxa de ocupação é um desafio, especialmente se o seu empreendimento não faz parte de uma rede hoteleira e opera de maneira independente. Mas nem por isso é necessário desanimar – na internet há espaço para todos.
Em primeiro lugar, é importante entender que hoje em dia a maior parte das pessoas busca por informações de turismo e meios de hospedagem de maneira online, consultando o Google e redes sociais. Um levantamento feito pelo Target Group Index revelou que 92% dos brasileiros utilizam a internet para planejar a sua próxima viagem.
Partindo deste princípio, fica evidente que seu hotel ou pousada precisa estar presente no meio digital. Facilitando, assim, as chances de ser visto, lembrado e reservado.
Vamos ponto a ponto:
O que é necessário para começar sua estratégia de marketing digital para hotelaria
Os requisitos mínimos para ativar sua estratégia:
- Ter um site otimizado e responsivo;
- Possuir um perfil nas redes sociais em que o seu público está (Instagram, Facebook, TikTok);
- Ter imagens e vídeos apropriadas para a divulgação do hotel ou pousada;
- E a cereja do bolo: estar ciente de que você, ou outra pessoa designada na equipe, precisará prestar atendimento às solicitações de orçamentos vindas pelos diferentes canais digitais – email, redes sociais, formulários do site, etc.
Com essas quatro atividades feitas, é possível dar foco para um conjunto de ações que irão fortalecer sua marca, estreitar relacionamento com seus futuros hóspedes, trabalhar a fidelização com aqueles que já se hospedaram no hotel e, é claro, alcançar mais cotações para fechamento de reservas!
Elencamos aqui 7 ações de marketing digital para hotelaria:
7 estratégias para aplicar em hotéis ou pousadas
1️⃣ Crie um calendário de promoções
Para desempenhar essa tarefa, leve em conta:
- Sazonalidade: períodos de alta e baixa temporada
- Feriados: atenção às possibilidades de oferta para meses com feriados nacionais, como também regionais e municipais.
- Datas comemorativas: Carnaval, Páscoa, Dia das mães, Dia dos namorados, Dia das crianças, Black Friday, Natal… Todas essas datas são perfeitas para vincular promoções e aguçar o interesse pela hospedagem.
- Experiências atrativas: Mais do que uma hospedagem, hoje os clientes buscam por experiências inesquecíveis. Por isso, deixe claro o que sua oferta inclui. Exemplo para oferta de Dia das Mães:
- Pacote Exclusivo para as Mamães: Incluso café da manhã especial no quarto, massagem relaxante em espaço reservado só para ela e ainda late check-out até às 18h!
Lembre-se de manter as promoções atualizadas e disponíveis em seus canais digitais – site, redes sociais, e-mail. Planeje e divulgue com antecedência para melhorar as oportunidades de venda. |
Trabalhar com um calendário de promoções antecipado ajuda sua equipe comercial a ter flexibilidade em oferecer pacotes e diárias de hospedagem. Além disso, abre-se uma janela de possibilidades para os seus hóspedes e contribui para planejar os conteúdos que irão para seu site e redes sociais. Legal, né?
2️⃣ Ative botões de WhatsApp
Sempre online e imediatistas – assim podemos definir a maior parte das pessoas hoje em dia e em relação ao comportamento na busca por turismo e hotelaria, não é diferente. Cada minuto importa e pode ser decisivo para fazer uma pessoa fechar um pacote de hospedagem com você ou com seu concorrente, caso ele dê um retorno mais rápido.
Quando bem explorado, o Whatsapp torna-se uma poderosa ferramenta para vender diárias, especialmente neste ramo, em que o ciclo de vendas é mais curto – o cliente pede uma cotação e fecha em no máximo uma semana, ou às vezes, até no mesmo dia!
Estima-se que 120 milhões de brasileiros estão nessa plataforma e que passem muitas horas por dia conectados nela, falando com amigos e familiares, resolvendo problemas e solicitando informações sobre produtos e serviços. Conecte a sua estratégia de marketing digital para hotelaria com essa ferramenta!
Para ativar esse botão em todo seu site, recomendamos o RD Station Marketing.
Através desse sistema você pode coletar e armazenar informações dos seus contatos e, mesmo que a pessoa não compre a hospedagem desta vez, é possível manter o relacionamento com esse futuro hóspede através de disparos de e-mails com novas promoções e conteúdos.
Vale lembrar que de nada adianta ter esse botão no seu site e não dispor de uma equipe conectada, respondendo com brevidade as consultas. Pense nisso!
3️⃣ Envie regularmente e-mails para seus contatos
Utilize sua base de contatos para enviar comunicações a respeito de novas ofertas e conteúdos.
Foi com essas três primeiras ações citadas que o Hotel Torres da Cachoeira conseguiu aumentar em 20% a taxa de ocupação.
Com apenas 7 meses de projeto com a Gokit, o Hotel fortaleceu sua estratégia de marketing digital para hotelaria e conseguiu aumentar em 20% a taxa de ocupação em plena baixa temporada! Confira o case de sucesso completo: |
4️⃣ Cadastre uma conta no Google Meu Negócio
Reparou quando você pesquisou por um estabelecimento no Google e o resultado mostrou fotos, avaliações, horário de funcionamento, entre outras informações? Isto é possível graças a esta ferramenta que ajuda a gerenciar informações sobre seu empreendimento e também a interagir com clientes em potencial.
Para se inscrever é fácil! Basta abrir a página do Google Meu Negócio e no canto superior direito clicar em “Gerenciar agora”. Em seguida, siga os passos abaixo:
- Faça login na sua Conta do Google. Caso ainda não tenha, crie uma;
- Insira o nome do seu hotel/pousada e clique em “Próxima”;
- Caso seu estabelecimento seja exibido no Google Maps, aparecerá em uma lista suspensa na etapa de inscrição. Insira seu endereço e clique em “Próxima”. Se a localização geográfica do endereço não for encontrada, será necessário posicionar um marcador no local do seu hotel em um mapa;
- Em “Categoria de negócios“, selecione uma opção e em seguida clique em “Próxima”. Obs: Você pode criar uma categoria mais específica se desejar (Ex: hostel, hotel de beira de estrada, etc);
- Insira o número de telefone ou o URL do site do seu hotel. Em seguida, clique em “Próxima”;
- Para confirmar seu vínculo com o hotel, clique em “Continuar” e selecione uma opção de verificação.
Depois disso, é só ir acompanhando as notificações que você recebe a cada nova avaliação recebida, fotos que são postadas por usuários e até mesmo, perguntas que você receber com dúvidas frequentes. Lembre-se: Interaja com seus clientes para aumentar a fidelidade e o reconhecimento da sua marca!
5️⃣ Cuide bem das suas redes sociais
Mais do que simplesmente ter um perfil nas redes sociais, dê atenção à quantidade de publicações e a maneira que sua equipe gerencia essas publicações. O que estou querendo dizer é que não basta encher de fotos e vídeos lindos se você não interage com o seu público.
Selecionei algumas dicas que poderão te ajudar:
- Selecione uma boa foto de perfil. Apresente seu hotel ou pousada com a logomarca ou com uma foto do ambiente.
- Deixe claro como as pessoas podem entrar em contato: Caso você esteja no Instagram, por exemplo, deixe um link na descrição do perfil que facilite a solicitação de orçamento.
- Mantenha uma frequência de posts semanais. Seja, 1, 2, 3 ou mais, o importante é que você ou a pessoa responsável por isso, dê conta e cumpra essa rotina;
- Equilibre o que posta. O ideal é mesclar fotos, vídeos, carrosséis, entre outros com temas diversos natureza, sua estrutura de lazer, apartamentos, funcionários, promoções, sua cidade/turismo, depoimentos, etc;
- Explore os recursos da rede social. Independente se está no Instagram, no Facebook ou em demais redes, descubra as possibilidades. O Instagram, por exemplo,possui Reels para vídeos de até 60 segundos, Caixinha de pergunta e uma infinidade de elementos para usar no stories, Vídeos longos para IGTV, etc;
- Crie um cronograma de postagens. Lembra aquele calendário de promoções mencionado no tópico 1? Você pode utilizar as promoções delineadas, para já pensar que posts irá publicar nessas datas. Bacana, né?
E a dica sagrada do Mestre dos Magos: Por favor responda todo mundo que entra em contato na rede social, seja via comentários, mensagem no direct, reações em stories.
Seguindo as indicações acima, garanto que você já vai começar a notar a diferença e compreender que as redes sociais são parte importante da sua estratégia de marketing digital para hotelaria!
6️⃣ Invista em anúncios
Que o Google é o maior portal de pesquisas do mundo eu acredito que você já sabe. Mas, existe uma informação crucial aí que talvez você não tenha conhecimento. Quando o tema é a pesquisa por destinos turísticos e hospedagens em hotéis e pousadas, esse camaradinha supera os demais buscadores.
Então, responda: você já está anunciando no Google? Segundo dados do Internet Live Stats 3,5 bilhões de pesquisas no Google são feitas todos os dias! Sendo assim, o leque de oportunidades para divulgar as suas ações é gigante!
Você poderá fazer um combinado entre Google Ads e anúncios de rede social. Lembra que comentei lá no início do artigo sobre a pesquisa da Target? Contra dados não há argumentos ?
7️⃣ Atraia seu público com conteúdos que entregam valor
Praticamente em todas as estratégias que forem pensadas para o seu empreendimento, será de suma importância produzir conteúdos que entregam valor.
E aí entram as estratégias de inbound marketing, que visam atrair e captar novos clientes criando conteúdos relevantes do seu hotel ou pousada através de:
- Conteúdos para blog;
- Criação de e-books, quizzes, webinars;
- Disparos de e-mails para bases de contatos personalizada;
- Posts em redes sociais, entre outros.
Ou seja, tudo aquilo que já mencionamos nas demais estratégias.
Lembre-se: o relacionamento com o seu público é o segredo para fechar mais reservas, por isso, invista em marketing de conteúdo se você acredita que pode fortalecer essa relação! |
Contar com uma agência de marketing digital pode fazer diferença!
A principal vantagem em ter uma agência de marketing digital ao seu lado, é a construção de uma parceria estratégica, com ampla compreensão do cenário em que o seu mercado está introduzido.
Aqui na Gokit, nós fortalecemos a presença digital do seu hotel ou pousada e levamos mais contatos para seu time comercial fechar vendas. Fale com nossa equipe e faça um orçamento.