O que move uma empresa são as suas oportunidades comerciais. A Landing Page, ou página de destino, é um ótimo atalho neste caminho digital entre o relacionamento com o cliente e a conclusão de uma venda. Isso porque são páginas simples, com poucos elementos na sua construção, fazendo o usuário manter-se focado na oferta e no call to action – CTA, que é a ação requerida, como o cadastro em formulário ou a aquisição em si.
A landing page fica à parte do site principal ou pode ser construída para um objetivo específico de conversão. Se você tem um negócio digital, a landing page pode torná-lo mais rentável, pois é a ferramenta perfeita para gerar leads ou levar o consumidor direto para o momento da compra, economizando custos e elevando o ROI. Neste guia você aprenderá qual o melhor tipo para o seu negócio.
Por que você precisa de landing pages?
Os negócios digitais são uma realidade. Comprar pela internet é um hábito que cresce a cada dia. E, na mesma escala, cresce a concorrência no meio online. Saiba porque seu negócio precisa de uma landing page:
➔ A landing page permite realizar ações específicas para cada estágio do funil de vendas, desde o topo até o fundo, conduzindo os prospects para os próximos níveis ou, até mesmo, ajudando o lead a pular etapas e chegar à conversão;
➔ Permite usar os gatilhos mentais, o detalhamento da oferta, depoimentos de clientes e outros elementos que contribuem para o reforço da conversão;
➔ Se encaixa facilmente nos modelos de automação de marketing digital, além de serem totalmente tagueáveis e rastreáveis. Desta forma, é possível acompanhar o percurso de cada prospect durante toda a sua jornada;
➔ Permite o aprimoramento constante, com testes A/B por exemplo, que ajudam a reduzir o custo por lead ou conversão e elevar o ROI consideravelmente;
➔ Permite trabalhar o SEO no seu máximo nível, tornando-a altamente ranqueada pelos motores de busca.
Qual é a landing page adequada para o meu negócio?
As landing pages não são iguais e variam de acordo com o objetivo do negócio: oferecer materiais ricos, captar contatos para nutrir no funil de vendas, oferecer uma vantagem ou simplesmente vender. Vamos conhecer cada uma delas?
Landing page para geração de leads
São páginas cujo objetivo não é a venda direta, mas sim a captação de leads, que serão nutridos dentro do funil de vendas. Este tipo de landing page normalmente oferece algum benefício em troca do cadastro do usuário, como um cupom de descontos ou o acesso a algum download, chamado de material rico. Calma: eles são ricos não porque sejam caros para você, mas porque valorizam o lead, geram valor para o usuário que deixará ali o seu contato, numa troca justa. Entre os principais materiais ricos, os ebooks são campeões. Mas há vários outros tipos que podem ser entregues: podcasts, infográficos, calculadoras ou conversoras de medidas ou até cupons, como já citamos.
Para ter uma landing page eficiente, é preciso definir seu público alvo, oferecer uma recompensa realmente valiosa para este público e definir, com base nesta recompensa, quais campos ele terá que preencher no formulário. Quanto mais simples for a troca, menor a exigência. Quanto mais importante o conteúdo disponibilizado, mais campos podem ser pedidos, como nome, email, telefone e informações empresariais, por exemplo.
As principais característica destas páginas são o CTA bem no início da página, uma imagem virtual do material a ser entregue e o formulário de cadastro logo à vista. São páginas extremamente simples, focadas e enxutas, sem links externos de nenhum tipo.
Você pode ver um exemplo na nossa landing page do [INFOGRÁFICO] Produção de conteúdo.
Landing page de Levantada de Mão
Também são chamadas landing pages de orçamento, mas podem ser utilizadas para oferecer testes gratuitos ou experimentação do seu produto ou serviço, por exemplo. Em geral, são mais complexas do que as de geração de leads, pois necessitam convencer o usuário a deixar o contato já com intenção de compra. Se o seu negócio não tem uma venda direta ou possui modalidade de cobrança mensal, por exemplo, é uma ótima opção para captar novos clientes.
Comece com uma chamada de impacto, que mostre de cara que o seu produto é o melhor para o usuário, pois resolve a sua necessidade imediata. Em seguida, explique resumidamente por que o seu produto é o melhor para ele, enaltecendo as características principais. Invista em depoimentos de quem já utilizou seu produto com sucesso. Vídeos também são bem-vindos neste tipo de landing page. Por fim, ofereça o benefício certo, seja um teste gratuito ou algum desconto, por exemplo e solicite o preenchimento do formulário.
Landing page de agradecimento
Também chamadas de thank-you-page, as landing pages de agradecimento tem como principal função encerrar uma etapa, mostrando ao usuário que ele completou o cadastro, seja preenchendo o formulário ou efetuando uma compra. Mas, atualmente, ela também tem servido para outras finalidades, como oferecer uma oferta complementar àquela que o usuário acabou de converter ou captar um novo cadastro para outro funil, por exemplo.
Um dos principais CTAs deste tipo de landing page é adicionar um botão que leva o usuário de volta para o site ou blog. Desta forma, você pode direcioná-lo para um assunto específico relacionado ao tema da landing page, por exemplo.
Outra opção é apresentar outra oferta, caso ele tenha efetuado uma aquisição. Se, neste caso, o usuário tiver baixado algum material rico, você pode oferecer outro, complementar ao primeiro. Se ele baixou um ebook, por exemplo, você pode oferecer um podcast ou um infográfico na página de agradecimento.
Você também pode deixar o usuário optar por ofertas diferentes ou, até mesmo, realizar a levantada de mão, que é oferecer o contato com um consultor de negócios. Neste estágio, o usuário já compreendeu que você ofereceu algo valioso em troca dos seus dados e, por isso, está mais propenso a aceitar novas investidas, como o contato de um consultor.
Conclusão: você quer uma landing page fantástica para seu negócio?
Para ter uma landing page eficiente, vendedora e que gere mais leads para o seu negócio, organize o marketing digital da sua empresa. A Gokit é uma agência de marketing digital focada no sucesso de seus clientes e está preparada para orientar e ajudar na reorganização dos processos de marketing do seu negócio.