Você trabalha com planejamento e criação de conteúdo para blog, Youtube, redes sociais e qualquer outro canal online? Então, é possível que já tenha passado pela situação de ficar sem ideias para diversificar as pautas. Bem, esse cenário é mais comum do que se imagina, especialmente quando se está pensando em assuntos a longo prazo.
Aqui, na Gokit, periodicamente temos a tarefa de enviar novas propostas de conteúdo para diversos clientes, dos mais variados segmentos. Por isso, resolvemos compartilhar algumas estratégias que adotamos ao longo do tempo e que têm nos ajudado a facilitar esse processo de criação de conteúdo, de forma que ele aconteça de forma natural e sem “dor”.
Pronto para conhecê-las? Então, vamos lá!
Leve em consideração todo o universo da sua empresa
Essa dica tem relação com o posicionamento que a sua empresa adota e qual é a realidade do segmento de clientes. É preciso entender minuciosamente quais são os problemas que os potenciais clientes enfrentam e o que a empresa entrega como solução.
É importante ter em mente que cada conteúdo possui funções diferentes. Alguns devem ser mais superficiais e servir para um primeiro contato com o tema (para que o potencial cliente chegue até à empresa), outros mais aprofundados e que falam de fato sobre a solução.
Manter esse cuidado é uma forma de fazer com que o leitor se identifique com a realidade contada nos posts e desperte o interesse em dar um passo adiante, de acordo com o que ele está vivendo. Afinal, alguns potenciais clientes sabem que possuem determinado problema e querem resolver, mas outros ainda precisam descobrir.
No post O que é Inbound Marketing: Conheça o Novo jeito de fazer Marketing Digital para Empresas, explicamos mais detalhadamente cada uma dessas etapas que englobam o funil de vendas.
Hora da parte prática
Depois de estar totalmente munido de informações sobre o universo da empresa, chegou o momento de colocar em prática algumas ações que são peça-chave para trazer ideias para a criação de conteúdo.
Faça uma lista de assuntos com tudo que engloba o negócio
Imagine que você está planejando o conteúdo para uma academia. É possível incluir assuntos sobre estilo de vida em geral (para atrair potenciais alunos) e orientações sobre a rotina fitness (para chamar a atenção de quem já curte o assunto):
Comum | Conteúdo diferenciado |
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Dica: o segredo é sair do óbvio e ir muito além do tema musculação.
Pesquise a concorrência e use sites estrangeiros como referência
Saber o que os concorrentes estão fazendo é bem importante para não ficar para trás e, além disso, encontrar fontes de inspiração. Novas ações e conteúdos podem surgir a partir desta pesquisa.
Sites estrangeiros também são uma boa pedida. A produção de conteúdo no exterior, especialmente nos Estados Unidos e Europa, é bem intensa há bastante tempo. Acompanhar sites e blogs de empresas de lá é uma estratégia e tanto para captar pautas diversificadas e adaptar à realidade da empresa para qual você está trabalhando na criação de conteúdo.
Conte histórias sobre casos de sucesso
As pessoas gostam de ler sobre casos reais. Isso desperta interesse, curiosidade e traz segurança. Aqui estão alguns exemplos, basta adaptá-los à realidade de cada negócio:
- uma academia pode trazer a história de um aluno (contextualizando antes e depois);
- uma empresa de software pode contar como o produto aumentou em x% o faturamento de tal negócio;
- um cursinho pré-vestibular pode falar sobre determinado aluno que passou em X universidades.
Use o Google a seu favor
O Google é um superaliado para encontrar assuntos. Basta iniciar uma busca para que surja automaticamente na tela sugestões de pesquisas que as pessoas têm feito e suas palavras-chave correspondentes. Essas sugestões podem render novas pautas.
Gostou das dicas de hoje? Preparamos um infográfico gratuito bem bacana com o passo a passo da produção de conteúdo na Gokit.
Até mais!
Rafa