Um dos princípios da copy é a simplicidade, ser natural e falar diretamente a linguagem das pessoas. Copy não tem padrão, existem vertentes, que são encontradas quando você cria relacionamento interpessoal e entende o porquê das coisas.
Mas afinal, o que é Copywriting, copywriter e copy?
Os termos podem ser americanos e bem parecidos, mas a explicação é mais fácil do que parece: Copywriting é o nome dado a ação, copywriter àquele que atua na área e copy é o produto (no caso, o texto).
Agora, vamos entender mais a fundo cada um desses termos!
COPYWRITING:
Copywriting parece um termo moderno, mas essa é uma técnica que já possui quase 200 anos.
No século 19, próximo de 1828, Noah Webster, famoso dicionarista norte-americano usou a palavra copy para definir os conteúdos autorais que seriam veiculados na imprensa.
Anos depois, em 1870, o publicitário John Emory Powers foi pioneiro ao escrever textos persuasivos em linguagem coloquial para anúncios, recebendo o título de primeiro copywriter da história.
A expressão foi utilizada para distinguir seu trabalho da escrita jornalística – e prevalece até hoje na comunicação moderna.
COPYWRITER
Durante o final do século 19 e boa parte do 20, os copywriters eram basicamente redatores publicitários.
No entanto, essa associação foi mudando com o passar do tempo com a chegada da internet e com surgimento do Marketing Digital.
COPY:
Podemos definir Copy como sendo uma técnica de redação que tem como objetivo persuadir com o uso de gatilhos mentais capazes de levar o interessado a tomar a decisão de compra de um determinado produto.
Quando bem feito, a consequência será uma audiência engajada com o produto e pronto para comprá-lo ao final do funil de vendas. O que ocorre é a conexão do produto ou serviço com as necessidades e emoções dos usuários, e é aí que a venda acontece.
Como as técnicas de copywriting podem te ajudar a vender mais
Agora que você já sabe como a escrita persuasiva surgiu, chegou a hora de saber como isso pode impactar nas suas vendas e na sua interação com seu público-alvo.
Um bom profissional de copy, faz a utilização de diversas estratégias e gatilhos para convencer o público-alvo a realizar uma determinada ação.
E uma das técnicas mais utilizadas é o modelo AIDA.
AIDA é uma sigla para Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Esse conjunto de palavras representa um modelo criado pelo advogado Elias St. Elmo Lewis em 1898, onde a ideia é criar um passo-a-passo para impulsionar a trajetória do cliente.
Como implementar o modelo AIDA no seu negócio
1. Atenção
Dedicada a chamar a atenção dos seus potenciais clientes com algo interessante ou curioso. Para isso, deve-se fazer a utilização de frases de efeito, design chamativo e até mesmo aplicar técnicas de psicologia das cores para despertar o interesse do leitor.
Confira alguns exemplos de frases de impacto relacionadas à atenção:
Ex 1: “Como está a gestão do seu hotel?”
Ex 2: “Essas são as ferramentas para produzir a melhor cerveja”
Ex 3: “Nosso produto foi desenvolvido após anos de pesquisa”
2. Interesse
Chamou atenção? Agora o objetivo é prender o leitor no conteúdo. Para isso, ele deve ser criado de forma personalizada, levando em conta o interesse do público-alvo.
Essa pode ser uma informação muito valiosa e difícil de ser obtida, portanto, considere realizar uma pesquisa de mercado para entender o seu público antes de criar o seu conteúdo e vender seu produto/serviço.
Alguns exemplos são:
Ex 1: “Especialista da área da hotelaria afirma que 90% dos negócios que utilizam um sistema de integração de reservas, conseguem fidelizar seus hóspedes”;
Ex 2: “Nossas leveduras são 100% naturais e por isso ajudam na produção de cervejas com aromas e notas únicas”.
3. Desejo
Como seres racionais, boa parte do tempo somos guiados por emoções. E uma das melhores formas de despertar o lado emocional do ser humano é criando a sensação de que ele está ganhando algo por realizar X ação.
Depois do leitor se interessar pelo conteúdo, é o momento de despertar nele a vontade, a necessidade de adquirir aquilo que está sendo ofertado.
Para isso, você deve apresentar as vantagens do seu produto/serviço e montar uma realidade onde ele não pode seguir em frente SEM aquilo que está sendo oferecido.
Afinal, ninguém compra algo que não esteja 100% convicto que vale a pena ou não.
Procure sempre passar para o leitor todas as vantagens daquilo que ele está consumindo e não poupe palavras para apresentá-las.
Outra sugestão é descrever as características do produto/serviço separadas por produto principal + bônus, para que o leitor sinta estar levando algo “grátis”.
Para entender melhor essas frases que despertam o desejo no leitor, veja o exemplo a seguir:
Ex 1: “Maria conseguiu aumentar o número de reservas no seu hotel graças a esse novo sistema de integração, que também conta com suporte de back e front office!”;
Uma observação importante: NUNCA se deve apostar em promessas exageradas para promover o seu produto/serviço, pois isso não se enquadra nas estratégias de copywriting e pode ser visto como propaganda enganosa.
4. Ação
Agora você já está com a faca e o queijo na mão! Hora de chamar esse contato para ação e finalmente convertê-lo em cliente!
A forma mais comum de fazer isso são com gatilhos de CTA ou Call to Action, (Chamada para Ação). Onde você convida aquele leitor para realizar uma determinada ação, e na maioria das vezes é a partir dele que você consegue uma inscrição ou realiza uma venda.
Nessa etapa é importante investir em estímulos para que o leitor realize uma determinada ação, alguns exemplos desses estímulos são:
- Senso de escassez: “Oferta limitada”, “Apenas Hoje”, “Só na próxima semana”, etc;
- Descontos e promoções limitadas;
- Produto principal + bônus;
- Testes Gratuitos.
Invista em quem leva a estratégia e a técnica a sério
O universo do marketing digital é muito rico, oferecendo diversas possibilidades e oportunidades para maximizar seus resultados de venda.
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