Muitas empresas criam blogs corporativos com o intuito de evidenciar suas marcas na internet, mas não sabem como trabalhar com eles ou como alimentá-los com textos relevantes e estratégicos.
Isso acontece porque é comum que as organizações não foquem na elaboração de conteúdo. Assim, aquele blog criado lá no início do negócio acaba abandonado, subutilizado.
A empresa que não atualiza esse espaço, está desperdiçando uma ótima chance de ter mais visitantes em seu site, leads e, por consequência, oportunidades de venda de seu serviço ou produto.
Além de simplesmente postar novos textos, o conteúdo do blog deve ter um objetivo e frequência determinada.
Aqui na Gokit, o trabalho de atualização e otimização de sites e blogs corporativos é uma parte importante do projeto de marketing digital oferecido aos nossos clientes.
Se quiser entender como as nossas soluções se aplicam ao seu negócio, clique na imagem abaixo e faça um orçamento conosco.
Ainda não está convencido da importância de manter o blog corporativo atualizado? Continue lendo este artigo e veja mais informações.
Por que atualizar o blog corporativo?
O blog corporativo é importante por várias razões, a primeira delas é por sua capacidade de atrair a atenção do público, ou seja, visitantes.
Por exemplo, pessoas que ao fazer uma pesquisa no Google, podem encontrar e acessar um assunto abordado no seu blog. Isso significa que elas acharam algo que despertou interesse, e que tem relação com a sua marca. Esse é o início de uma possível conexão, que ficará mais estreita a partir do momento que esse visitante se tornar um lead.
Além disso, o blog corporativo não é tão efêmero quanto um post numa rede social. Enquanto postagens nas redes sociais perdem quase toda a visibilidade depois de uma semana, as postagens em blogs tendem a ter um aumento de visitantes orgânicos (vindos de buscadores, como o Google) no decorrer do tempo. Com isso, o conteúdo pode ser acessado diversas vezes e por pessoas diferentes enquanto a página estiver disponível online.
A seguir, veja mais algumas vantagens do blog para empresas:
Autoridade
O blog corporativo é uma ótima forma de criar e aumentar a autoridade da marca. Se o conteúdo tiver qualidade, os usuários vão torná-lo uma boa referência. Consequentemente, a marca também se torna uma referência para os usuários.
Qualifica o lead
Se o seu prospect ou lead ainda não está pronto para efetivar a compra dos seus produtos ou serviços, o blog corporativo qualifica o público, eliminando as dúvidas ou as barreiras para a decisão de compra.
Gera interação
O blog corporativo também pode ser uma maneira de interação direta com possíveis clientes, pois possibilita comunicação por meio dos comentários nos posts. Isto é muito importante, porque ao ouvir o que os usuários têm a dizer, a empresa consegue entender melhor o seu público e as necessidades dele.
Ajuda a ranquear no Google
Sites que têm bons blogs com técnicas de SEO bem trabalhadas, tendem a ficar no topo de resultados de pesquisas do Google.
O algoritmo do Google faz uma “leitura” nas páginas da internet. Assim, se você tiver um blog corporativo atualizado e que faz parte de uma estratégia completa de marketing digital, terá muito mais chances de estar nas primeiras posições. Logo, mais chances de atrair visitantes, leads, oportunidades e clientes, ou seja, caminhar pelo funil de vendas.
Como fazer
Até aqui você já compreendeu um pouco da relevância de ter um blog corporativo e como ele incide sobre uma estratégia de marketing digital. Agora é o momento de colocar a “mão na massa” e, para isso, você tem duas opções:
- Criar seu próprio conteúdo, com o apoio e mão de obra dos seus próprios funcionários;
- Contar com uma agência especializada em marketing digital e produção de conteúdo;
Independente da sua escolha, é fundamental ter um planejamento, observando as etapas inerentes à elaboração dos posts do blog corporativo para que ele dê os resultados esperados. Veja as principais.
Cronograma e processo de criação
Até ser publicado, um conteúdo passa por várias etapas. Primeiro, define-se as tarefas e os responsáveis por cada uma (escolha dos temas e títulos, briefings, escrita, revisão SEO, inclusão de imagens, publicação, divulgação e análise).
Aliás, não é incomum que uma pessoa fique encarregada por mais de uma atividade descrita acima. No entanto, é importante que ela saiba que as tarefas estão separadas e necessitam de atenção individual, até mesmo porque possuem um cronograma com prazos diferentes de conclusão.
Uma dica que pode ajudar bastante é “começar pelo fim”. Após definida a frequência de publicações, escolha as datas que você deseja que os posts sejam publicados e depois os prazos para cada uma das etapas anteriores.
O cronograma é essencial para que você mantenha a periodicidade das postagens e o direcionamento correto dos conteúdos, evitando repetições desnecessárias ou assuntos irrelevantes, por exemplo.
Além disso, toda essa organização permite preparar o time de conteúdo com antecedência, dando tempo para busca de referências e outras pesquisas.
SEO e criação de conteúdo
Se você ainda não ouviu falar sobre SEO, saiba que ele é fundamental no site, blog e até rede social da organização. O Search Engine Optimization é um conjunto de práticas recomendadas pelos motores de busca, como o Google, o Bing e outros.
No blog corporativo, as técnicas de SEO atuarão diretamente na definição dos títulos dos seus posts. Isso por causa das palavras-chave, que irão “ativar” os buscadores para a leitura do seu site.
Para ilustrar, se o seu negócio é vender sapatos, utilizar palavras-chave relacionadas a sapatos, inclusive nos títulos dos seus posts, irá ajudar o Google e outros sites de busca a enxergarem e ranquearem o seu site.
Logo, faça uma pesquisa das palavras-chave mais relevantes para o seu negócio na internet e utilize-as nos seus conteúdos do blog corporativo. Aqui na Gokit, usamos o Sem Rush para nos ajudar nessa tarefa de seleção das palavras-chave.
De acordo com a pesquisa SEO Trends 2018 feita pela Rock Content, 59,8% das empresas no Brasil fazem otimizações de páginas. Dentre elas, 81,2% colocam essa estratégia em prática há três anos. Sendo que mais da metade das que utilizam a técnica, avaliam os resultados obtidos como muito positivos.
Imagens e CTA’s
Antes de começar a produzir, saiba que não adianta lotar o blog só de textos. O conteúdo postado deve ser original, ou seja, criado para a sua empresa. Em outras palavras, não faça cópias de textos que você encontrou na internet.
Além disso, preocupe-se com a apresentação das informações. É difícil que as pessoas queiram ler blocos densos de texto sem qualquer imagem para facilitar e/ou orientar a leitura. Uma foto ou ilustração em alguns trechos pode fazer toda a diferença. Pense no que o seu público gostaria.
Outra coisa, o Google também “lê imagens”. Por meio de um atributo chamado Alt, que fica inserido no código das imagens, os buscadores classificam o assunto tratado.
Dar um atributo Alt para as imagens e gráficos do seu blog também é necessário. Normalmente, as plataformas como WordPress e outras já oferecem o espaço próprio para escrever o Alt das fotos.
Além disso, não pense só no Google, afinal, o conteúdo será criado para pessoas e não para os robôs da ferramenta de busca.
Outra questão importante é o chamado Call to Action (CTA). Em português, é a chamada para ação, isto é, o comando que o seu texto oferece aos leitores para que eles façam exatamente o que você deseja quando eles terminarem de ler.
Existem diversas formas de criar um CTA, desde um link inserido no texto ou um botão colocado na página convidando o usuário para efetuar um download ou mesmo um formulário para captação do e-mail do usuário. Não deixe de usar CTAs nos seus conteúdos. Aproveite a oportunidade de ter usuários ativos no seu blog e solicite que eles realizem ações relevantes para o seu negócio.
Publicação e Divulgação
Antes de publicar, verifique se os parâmetros de SEO estão corretos. Faça também uma checagem dos links que você colocou no texto. Linkar internamente outros artigos já publicados e usar links externos relevantes de sites que sejam bem ranqueados são práticas recomendadas.
Na hora de divulgar o conteúdo publicado, lembre-se de usar as redes sociais, e-mail marketing e também os anúncios a fim de que esse material chegue até o público que você deseja.
Análise de métricas
Depois de seguir as etapas descritas acima e publicar seus primeiros conteúdos, utilize o Google Analytics para fazer a análise das métricas do seu site. Veja quais conteúdos tiveram mais acessos, acompanhe o comportamento do usuário dentro do seu site e descubra de onde eles vieram até chegarem lá.
Essa análise permite saber quais assuntos geram mais engajamento e ainda facilita o seu planejamento de temas para os próximos posts.
Ative o blog da empresa
Agora que você já sabe da importância de manter o blog corporativo ativo, invista na criação de conteúdo de qualidade dentro de uma estratégia completa de marketing digital. Tenha em mente que esse é um trabalho construído aos poucos, mas que só começará a dar resultados quando o pontapé inicial for dado.
Conte com a Gokit para dar os primeiros passos. Preencha o formulário abaixo para iniciar um pedido de proposta comercial.
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Até a próxima,