Nos dias 26, 27 e 28 de outubro, a Gokit esteve presente no RD Summit 2022: o maior evento de marketing e vendas da América Latina.
Foram três dias de imersão próximo às principais marcas do mercado nacional e internacional. Nossa equipe de conteúdo e criação esteve lado a lado buscando novidades, tendências e ferramentas para aprimorar nossas entregas na agência de marketing digital.
Nesse artigo, destacamos os principais temas que, em nossa opinião, marcaram a oitava edição do evento. São eles:
- WhatsApp Business
- Marketing, Inclusão e Diversidade
- SEO
- Marketing de conteúdo
- Prêmio de Agências
WhatsApp Business e Marketing Conversacional
Felipe Cardoso
“Este é o ano do Whatsapp no Brasil!”
Essa frase é repetida há quase 10 anos. Todo ano é o ano do Whatsapp. E não é por menos! Segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box o app está em 99% dos celulares brasileiros.
Mas para além do uso pessoal, a ferramenta ganha cada vez mais espaço nos negócios. A Meta, dona do Facebook, Instagram e Whatsapp, tem se empenhado em lançar novidades oficiais para fortalecer o uso do aplicativo pelas empresas. Funcionalidades como o perfil comercial do whatsapp business, a pesquisa por mapas e a API para integração fortaleceu ainda mais o aplicativo.
No RD Summit este tema esteve presente de forma transversal. As integrações, boas práticas e funcionalidades do aplicativo estiveram no centro de diversas palestras e conversas na feira de negócios. Destaco 2 tópicos que chamaram minha atenção e que acredito no potencial:
1. Ferramenta de Atendimento Completa – Tallos
Um dos grandes destaques do evento foi a plataforma Tallos. Uma ferramenta de marketing conversacional que une diversos canais (whatsapp, directs do instagram, etc) em um único sistema. Ela conta com um pacote de funcionalidades bem completo, com chatbots, integrações e gestão dos atendimentos.
A startup foi adquirida pela RD Station em 2022, o que avalio como um ótimo sinal para um futuro de integrações e funcionalidades. Vale a pena conhecer!
2. Boas Práticas – Perfil do Whatsapp Business
Em várias palestras de temas diferentes ouvi dicas referentes as boas práticas de atendimento e ao perfil profissional do Whatsapp Business. A dica é unânime: Invista um tempo em preencher seu perfil da maneira correta.
Foto, nome, descrição, horário de atendimento, localização. São várias informações básicas e que dão legitimidade para este canal cada vez mais importante para atendimento e vendas. Isso porque mesmo antes da primeira mensagem trocada, as informações de perfil servem como cartão de visita e apresentação da empresa para os novos contatos.
Para ajudar a sua empresa a ter mais resultados, a Gokit tem um Guia completo sobre o Whatsapp Business. Baixe gratuitamente e coloque as dicas em prática hoje mesmo.
Marketing, Inclusão e Diversidade
Valdemar Neto
Representação e representatividade não são a mesma coisa. E com essa diferença apontada por Ana K Melo, sócia e head de Diversidade e Inclusão na XP Inc, que iremos entender qual a melhor forma para trabalhar inclusão e diversidade em campanhas de vendas ou nas empresas.
Não basta trazer pessoas pretas, PCD ou LGBTQIA+ para preencher um espaço de “cota” na sua ação de marketing ou compor seu quadro de funcionários (representação), é preciso fazer o questionamento: essa pessoa está sendo acolhida e incluída nesse universo (representatividade)?
Karen Santos, CEO da UX para Minas Pretas reforçou que o consumo está diferente, precisamos nos comunicar com pessoas e entender que se elas não se veem, elas não compram.
E tudo isso vem de encontro com a fala de Felipe Silva, fundador da Agência Gana: “o público brasileiro é o brasileiro”. Composta por profissionais pretos, a agência levou o Estrela Preta, maior prêmio de publicidade do Brasil e representa o que somos e o caminho que precisamos seguir: somos diversos e consumimos diversidade.
A estratégia de conteúdo de milhões
Luana Collet
Um cliente novo custa, em média, 25 vezes mais que um cliente fiel. Foi isso que apontou Camila Renaux, especialista em marketing estratégico.
E para trazer essa fidelização é essencial criar uma narrativa através da jornada do funil de vendas que une emoção e razão. Do ponto de vista emocional, o cliente busca por atenção sobre seus problemas, atendimento e o entretenimento e, do lado racional, quer alguém que represente a melhor solução e transmita segurança e credibilidade.
Segundo Camila, conteúdos que atendem o lado emocional são:
- Inspirações;
- Dores;
- Depoimentos;
- Entretenimento.
E o lado racional:
- Educação;
- Diferenciais;
- Soluções;
- Benefícios.
Além disso, a frequência também é muito importante. Em uma pesquisa recente da Rival IQ Social Media Benchmark Report, a média dos diferentes segmentos tem sido de 3 vezes por semana no feed das redes sociais.
Uma frequência menor é possível para marcas já estabelecidas, com menor concorrência ou que contam uma mensagem única e simplificada e com maior investimento em mídias. Já a uma frequência maior é ideal para marcas novas ou com baixa popularidade, com alta concorrência no seu mercado de atuação, que possuem uma mensagem complexa ou contam com baixo investimento em mídias. O grande lance é entender em qual destes quadrantes o seu negócio se encaixa melhor.
A era da experiência do cliente
Rhayane Fagundes
“Mais importante que o preço é o valor social” Isso foi mencionado na palestra, A era da Experiência do cliente com Shirleyson Kaisser.
Hoje estamos na era do relacionamento com o cliente, que está diretamente relacionada à forma como os clientes percebem e sentem uma empresa/marca. Isso faz com que as marcas repensem a sua estratégia de comunicação e entrega para fazer os clientes sentirem o seu valor intangível.
Comece se questionando:
- “O que fazer” – Escolha o produto/serviço;
- “Como fazer” – A maneira que irá se comunicar;
- “Por que Fazer” – A causa.
Tenha em mente que além de comunicar bem, suprir a dor do cliente, ele precisa passar confiança e segurança, visto isso, a mente não consegue bloquear a informação e passa fazer o usuário a desejar o produto, agregando valor no seu negócio.
Dessa forma, você vai vender muito mais sem tentar vender!
SEO
Babi Balbis
“Coisas que o Google te disse, mas você não prestou atenção” esse foi o tema abordado no RD Summit por Erich Casagrande, Marketing Manager Lead na SemRush – uma importante ferramenta que utilizamos aqui na Gokit, para gerenciar a presença digital e o marketing de conteúdo das empresas.
Erich reforçou que é essencial buscar a otimização de conteúdo tanto para o usuário quanto para o Google. E essa otimização se dá já a partir da busca das palavras chaves ou termos que são pesquisados para compor um texto, sendo que tais palavras estão por trás de toda busca que os usuários fazem nos buscadores.
Segundo o palestrante, existem 4 tipos de buscas feitas pelos usuários:
- Informativa – Buscam respostas para questões pontuais. Exemplos: “Como escrever um artigo”, “O que é marketing digital”;
- De navegação – Buscam saber mais sobre marcas, produtos ou serviços. Exemplos: “Blog da Gokit”, “Onde fica a Resultados Digitais?”;
- Comercial – Buscam encontrar uma página ou localização. Exemplos: “Qual a melhor ferramenta de marketing digital?”, “Google Ads vs. Facebook Ads”;
- Transacional – Buscam completar uma ação ou compra. Exemplos: “Contratar agência de marketing digital”, “Anunciar no Google”.
Vale destacar que as buscas informativas correspondem a 70% das buscas no Brasil! Um outro número também chama atenção: 74% dos termos pesquisados são compostos por mais de três palavras, o que no marketing chamamos de palavras de cauda longa.
Além disso, cada um desses tipos de buscas pode ter um melhor desempenho de acordo com as etapas da jornada de compra do cliente.
Olhando para esse quadro, é importante explorar as palavras chaves adequadas em cada etapa, para “dar match” com o que o usuário está procurando do outro lado.
Confira a seguir alguns outros insights interessantes que colhemos durante a apresentação e que estamos otimizando aqui na Gokit:
- O “As pessoas também perguntam” do Google é uma boa fonte para saber o que o usuário está procurando e você poder responder essas questões em seus conteúdos;
- Conteúdos em lista e do tipo “How to” (Como fazer), ainda são queridinhos;
- Conteúdos bem estruturados com títulos e subtítulos (H1, H2, H3, H4, H5), lista de tópicos e text alt devidamente preenchido nas imagens, mostram um melhor desempenho diante de outros textos corridos, por melhores que estejam escritos;
- Otimize os Featured Snippets utilizando respostas a perguntas
Mas, isto é apenas uma parte da estruturação de SEO. É essencial ir além das pílulas obtidas na palestra do profissional Erich Casagrande. Para obter bons resultados e alcançar seus objetivos, busque otimizar constantemente sua estratégia de conteúdo. Vamos lá?
Prêmio de Agências
Heloísa Fenili
Um dia antes da abertura do RD Summit 2022 aconteceu o Prêmio Limitless RD Station 2022, um evento criado para premiar as melhores agências de marketing digital do Brasil e também celebrar histórias de sucesso de Marketing e Vendas.
Como cliente e agência parceira da RD Station, a Gokit participou desse momento como finalista da categoria Melhor em RD Station Marketing nível Gold. Essa categoria reconhece as agências que dominam a plataforma RD Station e entregam sucesso para os clientes.
Somos TOP 10!
Ficamos felizes em sermos destaque entre mais de 100 agências Gold que também participavam desta premiação. A notícia dá um gás para a equipe e reforça o excelente trabalho que entregamos aos nossos clientes.
Confira nossos cases de sucesso:
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