Case de Sucesso | Gokit + Hotel Torres Da Cachoeira

Case de Sucesso: Como o Hotel Torres da Cachoeira ampliou em 20% sua taxa de ocupação na baixa temporada com marketing digital

Em 7 meses o hotel fortaleceu sua estratégia digital e vendeu 750 diárias a mais que o mesmo período do ano anterior.

face do hotel, piscina, coqueiros, céu azul e sol

Sobre o Hotel Torres da Cachoeira

O argentino César Fernandez tinha Florianópolis como seu refúgio de verão. E foi em um desses verões que conheceu sua futura esposa e sócia, Priscila Schroeder. Juntos investiram no que hoje é o Hotel Torres da Cachoeira: um empreendimento no norte da Ilha com 54 apartamentos, pertinho da praia, com restaurante, bar, piscina externa e interna climatizada, sauna, espaço kids, quartos aconchegantes com vista para o mar, e infraestrutura completa para eventos corporativos.

O hotel lançado no ano 2000, adota princípios sustentáveis, produzindo quase 100% da energia elétrica consumida através dos painéis solares que revestem seu estacionamento. Procurado principalmente por famílias e casais, o Torres da Cachoeira exibe uma boa reputação online por meio das avaliações no Google Meu Negócio e conta com operadoras de reservas como Booking e TripAdvisor para facilitar o fechamento de diárias.

O problema

Embora o hotel estivesse apoiado pela boa infraestrutura, perdia oportunidades por não possuir uma estratégia consolidada no meio digital:

O mercado está migrando todo para a internet. As compras acontecem tanto por sites de reserva, quanto através de chat, e-mail, e redes sociais. Então é indispensável que faça uma boa comunicação. E como as coisas mudam muito rápido, e as pessoas recebem muitas informações todos os dias, a importância que isso seja contínuo é maior.

Eduardo Gonçalves

Diretor Comercial, Hotel Torres da Cachoeira

O inverno estava chegando… Em março de 2019, avistando a baixa temporada, sabiam que teriam tempos difíceis se continuassem com o site sem ofertas atrativas, baixa taxa de conversão em leads, dificuldade em mapear resultados e falta de planejamento nas ações. Não bastante, o comercial centralizava todos os pedidos de orçamentos no e-mail. Fato que impossibilitava medir resultados e gerenciar o andamento das vendas.

Print do funil do RD Station no início do projeto em março de 2019

Print do funil do RD Station no início do projeto em março de 2019

A solução

Encontraram na agência Gokit Marketing Digital um parceiro estratégico para enfrentar os problemas identificados. O projeto iniciou em fevereiro de 2019 com a ativação do RD Station Marketing Basic e estruturação das personas, palavras-chave focadas em SEO, planejamento e cronograma de conteúdos. O site foi atualizado com promoções voltadas para famílias e casais e foi dado início a criação de conteúdos ricos em diferentes formatos como ebooks, infográficos e quizzes. Nesse início de projeto todas as ações tinham como foco o aumento de tráfego de visitantes e geração de leads.

O bom relacionamento da agência com a equipe comercial foi fundamental para que a execução do projeto fosse cada vez mais eficaz tanto para o aumento do número de leads quanto na melhora do perfil desses leads. No quarto mês de projeto, com um aumento de 269% na conversão de leads, o projeto ganhou forças para entrar em um novo patamar. Tanto que a agência não se limitou ao marketing, mas também auxiliou no redesenho do processo comercial, com a implementação de um CRM e a definição mais clara das etapas dentro do funil de vendas. Nesse momento, a necessidade do upgrade para o RD Station Marketing Pro estava evidente.

grafico linha crescente azul

Funil em Maio de 2019

RD Station - Resultados Agosto

Funil em Agosto de 2019

Com o RD Pro totalmente configurado, novas possibilidades se abriram. A frequência dos disparos de e-mails, anúncios, publicações em redes sociais e blog se mantiveram. Mas agora era possível ter muito mais ações automatizadas e metrificadas. O efeito disso ficou claro para o Hotel: “Grande parte da nossa caixa de entrada são respostas de e-mails disparados pela RD. O crescimento desse canal é bem significativo pra nós.”, explica Eduardo, gerente comercial do hotel. Os canais de fechamento de reservas feitos diretamente com hotel (chatbot, e-mail, formulários de contato, redes sociais e whatsapp) começaram a gerar maior movimentação, e o time comercial foi surpreendido pela procura de reservas na baixa temporada.

gráfico colorido crescente
A tabela de preços foi o primeiro material rico desenvolvido no projeto e trouxe 834 novos leads em quatro meses.

Resultados alcançados

Da assinatura do contrato até a construção desse case, o número total de visitantes no site do hotel subiu de 434 em fevereiro para 4.191 em agosto. Um aumento de 965% de visitantes em 7 meses de projeto. Nesse mesmo período, a base de leads do hotel cresceu em mais de 70%, saindo de 4638 leads em fevereiro e chegando a 7903 em setembro. De abril a agosto, considerados os piores meses de baixa temporada para os hotéis de praia de Florianópolis, o hotel vendeu 4580 diárias. São 750 diárias a mais do que o mesmo período do ano anterior. Isso significa um aumento médio de 20% na taxa de ocupação no período de baixa temporada.

Taxa de ocupação em baixa temporada - 2018 vs 2019

Os resultados com marketing digital foram além dos números. A colaboração entre a agência e o comercial do hotel transformou processos e fez com que a tecnologia trouxesse muito mais produtividade para a equipe. Com o RD Station Marketing Pro funcionando a todo vapor, integrado com o CRM e com o software de atendimento por chat, o comercial conseguiu focar no que mais importa, o relacionamento com seus futuros clientes.

FevereiroAgostoAumento
Visitantes4344.139+965%
Leads4.6387.903+70%

Antes tínhamos menos demanda e não conseguíamos dar a atenção necessária aos pedidos de orçamentos. Hoje, temos mais demanda e com a mesma equipe conseguimos gerenciar muito melhor os atendimentos, aumentando a taxa de ocupação.

Eduardo Gonçalves

Diretor Comercial, Hotel Torres da Cachoeira

4580 diárias

vendidas na baixa temporada
(abril a agosto)

750 diárias a mais

que o mesmo período do ano anterior

Em 7 meses de projeto os resultados alcançados legitimam o plano e dão perspectivas muito positivas tanto para o hotel quanto para a agência parceira. César, Priscila e toda a equipe do Hotel Torres da Cachoeira estão bastante satisfeitos pela retomada do crescimento em vendas e com as novas perspectivas e previsibilidade de vendas que todo o processo de inbound marketing tem levado.

Sobre a Gokit

Somos uma agência de marketing digital especializada em inbound marketing. Desenvolvemos estratégias para atrair, converter, relacionar e vender seu produto ou serviço na internet.

Acreditamos que cases de sucesso são consequência de um bom planejamento, execução, alinhamento e atendimento ao cliente. E que um bom projeto nasce com a compreensão profunda do contexto da empresa e dos seus clientes.

O que nos move é a busca por resultados que criem um impacto positivo para a empresa e para as pessoas.

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gokit agência de marketing digital em florianópolis