Hoje eu vou te dar umas boas dicas de como conquistar clientes em potencial para o seu hotel, utilizando suas redes sociais.
Mas, antes de ir direto ao ponto, vale lembrar que a crise mundial enfrentada devido a pandemia fez com que diversos setores, entre eles o da hotelaria, tivessem que dar uma “chacoalhada” no sentido de se reerguer, se reinventar e até mesmo, se transformar, física e digitalmente.
Entre tantos desafios para lidar, os hotéis e pousadas passaram a enxergar algo que já estava em suas mãos, mas que não recebia o devido valor: as redes sociais.
Seja WhatsApp, Instagram, Facebook, TikTok… O seu hóspede está diretamente conectado às redes sociais. Ele publica, curte, comenta, pesquisa, protesta, aprende, indica… Enfim, faz tudo por meio de aplicativos de social media, conectados com dezenas, centenas ou milhares de pessoas, conforme sua própria rede de relacionamento.
O estudo da Digital Global Overview Report 2021 – relatório anual da Hootsuite em parceria com a We Are Social – revelou que o Brasil está em 2º lugar no ranking de pessoas que passam mais tempo conectados na internet, sendo cerca de 10h diárias!
Especificamente falando de redes sociais, o brasileiro ocupa o 3º lugar no ranking dos mais conectados, com uma média de 3 horas e 42 minutos de permanência diária no Instagram, Facebook e outras redes.
E como eu gosto muito de dizer “contra dados, não existem argumentos”. Por isso, se você acreditava que não era necessário explorar esse canal digital no seu hotel, pode ir arregaçando as mangas pois há muitas reservas diretas para conquistar por aqui.
Como conquistar clientes utilizando o poder das redes sociais
Visualize as redes sociais como uma oportunidade para aumentar sua taxa de ocupação, divulgar ofertas, interagir com atuais e futuros clientes, abrandar reclamações e melhorar seu posicionamento como empresa.
Atente-se a essas dicas:
1) Tenha perfil em uma rede social quente ?
Calma lá… não é quente nesse sentido (risos).? Comece respondendo a essa questão: em quais redes sociais estão seus hóspedes? E não se preocupe se ainda não sabe a resposta certa, vou te dar algumas opções abaixo:
- Google Meu Negócio
- Youtube
- TikTok
Estas não são todas as opções disponíveis e, certamente, não existe a necessidade de ter um perfil em cada uma delas, afinal, tudo vai depender do perfil do seu hóspede, a faixa etária, a localização, entre outros fatores.
Mas, Instagram, Whatsapp, Google Meu Negócio e Facebook, eu diria que são essenciais, ou seja, as mais quentes da atualidade! Para ficar mais claro, entenda que os viajantes se concentram em maioria, naquelas redes que apontei como essenciais.
E isto não sou eu que afirmo! O mesmo relatório que mencionei um pouco mais acima neste artigo, também mostrou as 10 redes sociais mais usadas pelos brasileiros em 2021. Confira:
Rede | Usuários ativos |
1. Facebook | 130 milhões |
2. Youtube | 127 milhões |
3. WhatsApp | 120 milhões |
4. Instagram | 110 milhões |
5. Facebook Messenger | 77 milhões |
6. LinkedIn | 51 milhões |
7. Pinterest | 46 milhões |
8. Twitter | 17 milhões |
9. TikTok | 16 milhões |
10. Snapchat | 8,8 milhões |
Tabela: As 10 redes sociais mais usadas pelos brasileiros em 2021
Fonte: Digital Global Overview Report 2021
Mas, porque eu destaquei Instagram e WhatsApp nessa lista? Justamente porque quero que você entenda que esses dois são o combo preferido neste momento, entre as pessoas que utilizam as redes sociais para buscar destinos turísticos e hospedagens.
Tabela: As 10 redes sociais mais usadas pelos brasileiros em 2021
Fonte: Digital Global Overview Report 2021
Vale lembrar que o Google Meu Negócio não aparece aí nessa listinha da Digital Global Overview Report 2021, entretanto, preciso reforçar sobre o que já falamos em nosso artigo sobre 7 estratégias eficazes de marketing digital para hotelaria.
Ampliando seu alcance e atraindo reservas por meio do Instagram
Existe uma série de outras ações que podem – e devem – ser feitas, para conquistar clientes em potencial por meio das redes sociais e isto daria, com certeza, um artigo imenso. Escolhi o Instagram, para neste momento lhe mostrar algumas dessas ações.
2) Dê atenção à descrição do seu perfil
Uma boa descrição é indispensável para mostrar clareza aos seus seguidores, se você quiser que eles fechem negócio com você, é claro!
É super comum encontrarmos perfis de hotéis e pousadas que não informam sua localização na biografia, nem mesmo deixam alguma informação de contato. Isso é um erro clássico e grave.
Siga as dicas abaixo para escrever sua descrição de perfil, ou então, para reformular aquela que você já tem. #Bora!
- Escolha uma foto para o perfil (pode ser sua logomarca ou então uma linda foto que defina você por alguma característica marcante do seu hotel.)
- Em uma frase curtinha, deixe claro o que você é, por exemplo, “Hotel pé na areia com vista para o mar em Florianópolis”.
- Deixe acionada a opção que mostra o seu endereço no perfil.
- Insira um link para levar o usuário para sua melhor página (reservas, contato, etc.) ou então, o melhor é utilizar serviços como o Linktree, por exemplo, que é como um centralizador de vários links, conectando seu cliente com todo o seu conteúdo.
3) Defina quais conteúdos irá postar e quando eles irão ao ar
Não dá pra sair postando o que vem na telha, sem ter uma estratégia por trás e sem respeitar quem é o seu público. Por isso, procure saber primeiro para quem você está postando e a partir disso, definir uma linha que você seguirá.
Algumas sugestões para abordar nos seus conteúdos são:
- Estrutura de lazer
- Apartamentos
- Ofertas e promoções
- Pratos e drinks servidos pelo restaurante/bar
- Reposts de publicações dos seus hóspedes
- Serviços oferecidos no Hotel
- Curiosidades sobre a cidade/bairro
- Comodidades ao redor do Hotel
- Dicas para o viajante/hóspede
→ Procure manter um padrão de linguagem
Pode ser super descontraída e divertida se esse for o seu público, mas cuidado para quando alguém escrever um e-mail ou ligar para o hotel, a pessoa do outro lado ser super formal, completamente o oposto de como você se mostra na rede social.
Além do que mencionei acima, é legal você ter em mente também que não é uma boa prática ficar usando foto de banco de imagem. As pessoas querem ver o seu hotel, por isso, invista em cliques e vídeos reais feitos no seu empreendimento!
→ Planeje seus posts com antecedência
Pode parecer que não dá trabalho, mas dá. E se você não se planejar, eu não tenho dúvidas de que não conseguirá manter uma frequência de posts com conteúdos que interessam o seu público.
Quer saber como montar uma rotina de redes sociais para sua empresa? Esse material pode te ajudar! Acesse grátis e obtenha uma planilha para planejar os posts aí do seu hotel, de maneira simplificada. |
Procure fazer um planejamento dos temas que irá postar, quantas vezes na semana eles aparecerão, indique se será feed, story, reels ou Instagram TV (IGTV). Feito isso, tire algumas horas para criar as legendas desses posts e selecionar quais fotos ou vídeos irá utilizar. Com tudo pronto, basta definir os dias da semana e horários, para fazer o agendamento desses posts, que poderá ser via Estúdio de Criação do Facebook.
Além de organizar o processo, fazendo com antecedência, sobra tempo para você registrar mais momentos, interagir mais com seus clientes e pensar nos próximos posts do mês seguinte.
→ Inclua CTAs nos seus conteúdos
O CTA – call to action – nada mais é do que uma chamada para ação, ou seja, um convite que você faz por meio do seu conteúdo, para que o usuário faça alguma coisa, como por exemplo, clique em um link, vá até determinada página, envie uma mensagem, curta seu conteúdo, compartilhe, comente ou mesmo, salve para ler depois.
Não deixe de indicar algo em suas legendas e também em algumas artes, como carrosséis, por exemplo, que mostram algumas coisas e ao final na última parte, contém uma chamada do tipo: “Agora só falta você! Garanta sua reserva clicando no link da bio”.
→ Não esqueça das # hashtags
Insira hashtags em cada um dos seus posts, mas sem exagerar! Procure equilibrar entre aquelas que são mais amplas do seu segmento, como por exemplo #turismobrasil e #florianopolis, com hashtags intermediárias, como #litoraldesantacatarina, com outras que sejam bem próximas do que você oferece e também mais específicas, por exemplo, #hotelpenaareia e #hotelpetfriendly.
→ Se ligue nos formatos
Redes sociais como o Instagram e o Facebook aceitam os mesmos formatos de posts, sendo:
- Feed 1080 x 1080 (quadrado), 1080 x 566 (paisagem), 1080 x 1350 (retrato). Se for vídeo, a duração máxima é de até 60 segundos.
- Story 1080×1920. Se for vídeo, a duração máxima é de até 15 segundos.
- Reels 1080×1920. Vídeos com duração máxima de até 60 segundos
- Instagram TV (IGTV) 1080 x 1920. Conforme o tipo de conta do seu perfil, podem ser aceitos vídeos de até 1 hora de duração.
→ Cuide da frequência e qualidade
Importantíssimo esse ponto! Existe um mínimo recomendado, que são 3 posts semanais. Se você começar nesse ritmo, mantenha a frequência e além disso, a verdade e a qualidade naquilo que for postar.
De nada vai adiantar criar toda uma estratégia para conquistar clientes e querer atrair reservas, se quando ele chega no seu perfil não encontra nada, não recebe atualizações, não pode interagir com você.
→ Explore os recursos da sua rede social
O Instagram, por exemplo, possui diversas formas de publicar um conteúdo. Seja no feed, no story, no reels, no Instagram TV (antigo IGTV).
Alguns desses formatos permitem uma série de recursos que você deve explorar, como nos stories, por exemplo, que você pode utilizar caixinhas de pergunta para gerar interação e respostas dos seus seguidores, inserir GIFs divertidos, criar enquetes e quizzes. use e abuse da criatividade!
4) Aproveite o famoso “boca a boca” – só que no digital
Uma dica bacana é incentivar seus próprios hóspedes, que estão lhe visitando, a postar stories ou publicações marcando o seu perfil. Isso faz com que você possa estar sendo visto por toda a teia de relacionamentos que esse hóspede tem nas redes sociais dele e que você também possa compartilhar a publicação dele no seu perfil.
Tá, mas e aí? Aí que os corações explodem de alegria.
Isso porque essa ação é igual no meio físico quando a gente indica algo para alguém, só que desta vez, estamos indicando no digital. E quando indicamos, estamos de certa forma inserindo um selo de qualidade sob aquilo. No marketing chamamos de prova social, pois, seus seguidores e pessoas que visitarem o seu perfil, verão que existem outras pessoas reais que já estiveram com você e gostaram!
✨ Dica bônus: Tenha alguns cantinhos “instagramáveis” em seu empreendimento, para que os hóspedes por si só cliquem e compartilhem fotos e vídeos! ?
5) Invista em anúncios
Segundo dados da Statista – empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores, divulgados pela mLabs – o Instagram possui mais de um 1.5 bilhão de usuários ativos por mês e além disso, olhe ao redor: seus concorrentes estão lá também!
Basicamente, existem duas formas de fazer anúncios no seu Instagram:
- A partir de uma arte e conteúdos criados
- Impulsionando um post já publicado
Pensando em como conquistar mais clientes e atrair reservas, aconselho que você explore bem as suas opções e quem sabe até as utilize concomitantemente, por exemplo:
- Divulgue uma oferta especial ou um cupom de desconto
- Selecione alguns dos posts mais badalados do seu feed, para impulsionar com a estratégia de remarketing*
*Remarketing: um recurso que analisa e registra as ações dos usuários dentro do seu site, com a finalidade de que este mesmo usuário receba seus anúncios, conforme o que ele pesquisou. Na prática, a pessoa acessa seu site, navega nas páginas de acomodações e área de lazer, por exemplo. Em seguida foi até a aba de promoções, olhou mas não comprou nada e saiu do site. Em outro momento, relaxando nas suas redes sociais próprias, essa pessoa poderá se deparar com o seu anúncio e ficar instigada a voltar ao seu site, ou ao seu perfil, até que, futuramente, feche uma reserva com você. |
Por meio do Gerenciador de Anúncios é que a mágica toda acontece. É nele que você irá selecionar por quanto tempo irá veicular seu anúncio, qual o valor destinado para isso, especificar o público desejado e o objetivo que você tem com cada campanha (alcance, engajamento, cliques, reconhecimento da marca, tráfego, entre outros).
Vale salientar que não existe uma receita pronta de bolo, existe sim um conjunto de estratégias que devem ser pensadas, com foco em onde você deseja chegar!
6) Interaja sempre e responda todo mundo
Gosto muito de reforçar e às vezes até me sinto repetitiva com isso, mas, por obséquio: RESPONDA todo mundo em suas redes sociais, interaja com as pessoas, dê atenção aos comentários, curtindo-os e inserindo um emoji, que seja. Mas faça!
O algoritmo do Instagram não será bonzinho com você se não estiver ali diariamente movimentando seu perfil. E movimentar não significa apenas postar coisas. Por isso, confira esse check-list e arrase na interação:
- Curta todos os comentários que receber em seus posts, sejam eles bons ou ruins;
- Responda todos os comentários positivos e negativos (conte até 10 e seja inteligente antes de responder às críticas);
- Responda rapidamente às mensagens que recebe no direct (evite robôs, quanto mais pessoal melhor. Vale até enviar áudio – os clientes amam essa intimidade);
- Reaja às marcações que seus clientes fazem do seu hotel nos stories deles;
- Curta e comente nas publicações que seus clientes marcam seu hotel;
- Reposte stories em que foi marcado;
- Compartilhe no seu story as publicações em que seus clientes marcaram seu hotel;
- Navegue no seu próprio feed, um pouquinho por dia pelo menos, curtindo e interagindo com outras pessoas/empresas que você segue;
- Compartilhe posts de seus parceiros e mencione o @ deles, para divulgar aos seus seguidores e hóspedes passeios, restaurantes, entre outros.
- Responda, nem que seja com um emoji, às reações que os seus clientes tem ou respostas que escrevam para os stories que o seu hotel publica;
- Se fizer uma caixinha de perguntas em seu story, dê o devido retorno ou compartilhe a resposta em até 24h.
Anotou aí? Espero que sim, hein. Tô de olho!
7) Espelho, espelho meu… Cuidado com a vaidade digital
Por fim, não se prenda em métricas de vaidade, como o número de seguidores e o número de curtidas em um post, por exemplo.
Às vezes você pode achar que fazer um sorteio é uma boa, mas isso depende, porque sorteios são uma péssima prática, posto que as pessoas clicam em te seguir e depois param de te seguir, porque elas só queriam ganhar o prêmio. Quando permanecem, em muitos casos, é porque esqueceram de deixar de seguir. Triste né? Mas é verdade!
Além disso, os sorteios precisam estar em conformidade com a legislação desta prática. Procure se informar, para não cair em ciladas.
Então, de nada adianta ter um perfil com 1 milhão de seguidores que não estão nem aí pra você, que não interagem, não solicitam informações. As pessoas querem consumir o seu conteúdo, por isso, a qualidade vem antes da quantidade. É melhor ter 2 mil seguidores semelhantes ao perfil do seu hóspede e que tem potencial de comprar uma reserva, do que milhares de seguidores que nem pensam em comprar de você.
Você pode desejar aumentar seus seguidores e curtidas, bem como, poderá também trabalhar em prol disso, mas, não pode tornar-se refém desse resultado, porque existem outras métricas importantes. Pense nisso!
Como conquistar clientes com agilidade e efetividade em suas redes sociais
Não é mágica, e sim muito trabalho. E isto pode ser a cargo da sua própria equipe ou contando com o apoio de uma agência de marketing digital.
A diferença é que com uma agência, você contará com uma equipe de profissionais qualificados e com experiência em cada um dos tópicos abordados ao longo deste artigo, especialmente nas estratégias de captação de clientes.
Aqui na Gokit ajudamos nossos clientes a aumentar o número de visitantes em seus sites e redes sociais, que poderão tornar-se leads qualificados, que, estando de acordo com o perfil do seu público alvo, viram oportunidades para o seu time de reservas fechar negócio. E assim, a pontinha do gráfico da sua taxa de ocupação só vai subiiiiindo!
Nossa equipe está preparada para planejar e criar os temas e conteúdos das suas redes sociais e melhor que isso: conectamos essa estratégia com diversas outras poderosas, que o seu hotel precisa conhecer, como e-mail marketing, conteúdos educativos e anúncios no Google Ads.
Tem curiosidade em saber quanto custa esse investimento para o seu hotel? Faça um orçamento preenchendo seus dados no formulário abaixo, que entramos em contato com você!