O email marketing tem sido uma ferramenta popular e eficaz para as empresas se comunicarem com seus clientes há décadas.
Mas, nos últimos anos, com a popularidade das redes sociais e novas plataformas de interação, algumas pessoas consideraram o email como uma forma de comunicação antiquada e praticamente extinta.
Entretanto, a verdade é que o email marketing ainda é uma ferramenta poderosa para aproximar as empresas do público, independente do setor ou da área de atuação.
Por que o email marketing ainda é importante?
Alcance
De acordo com a Hubspot, desenvolvedora de softwares para Inbound Marketing, vendas e CRM, 4 bilhões de pessoas utilizam o email diariamente.
No Brasil, esse é um canal para lá de efetivo, considerando que a taxa de abertura de emails por aqui é de 20,39%, com mais de 8 bilhões de mensagens enviadas diariamente.
Dessa forma, quem tem se dado bem com esse alcance são as empresas, que viram um aumento de 77% no engajamento com seus clientes através de emails.
Pessoalidade
Outro fator que podemos destacar é que o email é uma forma de comunicação mais pessoal do que as redes sociais, fato que proporciona maior confiança e a lealdade dos clientes.
Personalização
Além disso, o email marketing pode ser segmentado de acordo com os interesses e comportamentos do seu público alvo.
Dessa forma, as empresas podem desenvolver e enviar mensagens altamente personalizadas e relevantes, aumentando as chances de que os clientes abram e interajam com o conteúdo.
Contra dados, não há argumentos!
- De acordo com a Campaign Monitor, empresa americana do segmento de automação, o email marketing tem um retorno sobre investimento (ROI) médio de U$42 para cada U$1 gasto.
- Em um relatório divulgado pela Litmus, empresa do mesmo segmento, em 2021, a taxa média de abertura de emails em todo o mundo foi de 21,3%.
- No mesmo material, o grupo indica que a taxa média de cliques em emails em todo o mundo foi de 2,6%
- Em dados divulgados pela Statista, em 2020, 306,4 bilhões de emails foram enviados e recebidos todos os dias em todo o mundo. Esse número deve aumentar para 376,4 bilhões até 2025.
- Com base em informações de 2021, o Statista, analisou que a taxa de uso de dispositivos móveis para acessar emails foi de 61,9%.
Entretanto, esses dados mais recentes mostram que o email marketing segue firme e indispensável, com taxas de abertura e cliques em constante evolução, além das taxas de conversão ainda muito altas.
Antes de mais nada, é importante notar que a maioria dos usuários agora acessa seus emails por meio de dispositivos móveis, o que significa que as campanhas de precisam ser otimizadas para terem o máximo impacto.
Como usar o email marketing no seu negócio?
Existem várias maneiras de usar o email marketing no seu negócio. Vamos te apresentar ideias de ações:
- Newsletter: envie uma newsletter regularmente para informar os clientes sobre as notícias e atualizações da sua empresa. Certifique-se de que o conteúdo seja relevante e útil para os leitores.
- Promoções: envie ofertas especiais e promoções exclusivas para incentivar os clientes a comprar seus produtos ou serviços.
- Pesquisas: envie pesquisas para os clientes para obter feedback sobre seus produtos ou serviços. Isso pode ajudar a melhorar a qualidade do seu negócio e a satisfação do cliente.
A estratégia por trás do email marketing
Acima de tudo, não se trata de simplesmente enviar um email para várias pessoas, tudo deve ser pensado com antecedência para garantir que o resultado não seja frustrante.
- Segmente sua lista de emails: envie mensagens relevantes para cada segmento de sua lista de emails. Isso pode aumentar a eficácia do seu email marketing.
- Personalize suas mensagens: use o nome do cliente e outras informações pessoais para tornar suas mensagens mais pessoais e relevantes.
- Use um design atraente: o design de suas mensagens de email deve ser atraente e fácil de ler. Use imagens e texto para tornar a mensagem mais atraente.
- Inclua uma chamada para ação (Call To Action): inclua uma chamada para ação clara em suas mensagens de email para incentivar os clientes a tomar uma ação específica, como comprar um produto ou se inscrever em uma lista de emails.
Portanto, nada melhor do que contar com uma agência de marketing especialista em gerar resultados, para desenvolver e acompanhar as estratégias que irão extrair o máximo de potencial do seu negócio.
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