O SOHO é um dos quatro centros de inovação que integram a Rede de Inovação Florianópolis e é o único localizado na parte continental da cidade. É nele que está a sede da Gokit.  

O objetivo dessa Rede é promover cada vez mais a cultura de inovação e empreendedorismo, que já é forte por aqui.

Além da localização, que ajuda a democratizar as iniciativas dentro de uma capital que se divide entre ilha e continente, há muito mais história envolvendo esse prédio redondo com janelas “diferentonas”. Eu vou contar um pouco dela neste post.  


O prédio de janelas em formato de círculo está localizado no bairro Itaguaçu, a menos de 15 minutos do Centro.
A Rede Inovação ainda é composta pelo CIA Downtown,
CIA Sapiens Parque, e CIA Primavera.

O SOHO é o reflexo atual de um ambiente que começa a ganhar destaque no estado nos anos 80. A existência de centros públicos de ensino, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) foram fundamentais nesse processo. Outras iniciativas do setor público e do setor privado continuam contribuindo para que esse ecossistema continuem em desenvolvimento.

Hoje, o setor de tecnologia é destaque em Santa Catarina, com aproximadamente 12 mil empreendimentos na área, 3,9 mil na Grande Florianópolis.  

A capital é um polo tecnológico e já foi considerada a cidade mais empreendedora do país em 2014, de acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) da Endeavor. Ficando em segundo lugar em 2015, 2016 e 2017, atrás apenas da cidade de São Paulo.

Com pouco mais de 400 mil habitantes, Florianópolis lidera o ranking de startups entre os municípios catarinenses. Embora sejam muito associadas a empresas de tecnologia, as startups brasileiras vão além disso.

O que o SOHO tem?

O prédio onde está o SOHO foi construído há 30 anos e já abrigou um jornal tradicional  na capital, o Diário Catarinense. Após a mudança do DC para outro local, o edifício ficou abandonado até ser revitalizado e ganhar o aspecto futurista que tem hoje.


O significado do nome SOHO é múltiplo. Podendo ser a união de “Small Office” e o “Home Office”, duas características comuns a empreendedores.

Inaugurado em novembro de 2018, o SOHO possui uma área de 3.208m², 27 salas privativas, oito salas de reuniões e mais duas áreas para eventos ou treinamentos que comportam cerca de 30 pessoas cada. Além de uma copa/cozinha, terraço com vista para o mar e uma cervejaria. Sim, você leu certo, há uma cervejaria na parte térrea anexa ao prédio, e eu decidi não omitir essa informação.

Aliás, se quiser tomar um chopp, conhecer o espaço de perto, dá pra agendar seu tour pelo site.

No SOHO, há negócios que buscam agregar um diferencial tanto no produto em si, quanto na forma de oferecer esse produto e/ou serviço. Empresas como a Rappi, a Blanq, a Ciclix, a Trade2Business e mais recentemente, o Nexxlabs Soho, que é um laboratório de inovação e empreendedorismo do Grupo Nexxera.

E claro, como a Gokit, agência de marketing digital focada em inbound marketing. O inbound é uma metodologia que atrai o interesse do consumidor por meio de ações na internet, o que envolve site, blog, redes sociais, entre outros pontos. E pode ser aplicada por empresas de diversos segmentos.

Marketing Digital no SOHO

Aqui no SOHO, nós podemos nos conectar a tendências e estimular a criatividade da equipe. Além disso, a interação com outras empresas possibilita o oferecimento de serviços complementares aos nossos clientes. Se você quer entender de que forma pode usar o inbound marketing, entre em contato. Explore o potencial das mídias online para transformar o seu negócio.



Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por Samantha

27 de maio de 2019

3 min. de leitura

Compartilhe:

Seja o primeiro a receber novidades!

Receba novos conteúdos por e-mail