O principal objetivo do marketing digital é atrair mais oportunidades de negócios através dos canais online da marca. Essa geração de leads é feita através da captação de dados como email, nome e telefone de um possível cliente em troca de um conteúdo valioso, como eBooks, demonstração de ferramentas, kits, etc.
Mas um erro comumente cometido pelas empresas é não contar com formulários para contato. E mesmo as que têm formulários, são aqueles que levam diretamente para o time comercial, ou seja, fundo de funil.
Neste artigo falaremos sobre as principais estratégias para aumentar a geração de leads para topo e meio de funil, aumentando assim a base de contatos da empresa:
- Ofereça materiais de qualidade
- Utilize landing pages e pop ups
- Aplique um botão de WhatsApp em seu site
- Conte com uma agência especializada em Inbound Marketing
Ofereça materiais de qualidade
eBooks, webinars, planilhas, templates, tutoriais, infográficos… Existe uma infinidade de materiais educativos que sua empresa pode oferecer para despertar o desejo do usuário para o envio de dados seguindo as etapas do funil.
Esses tipos de conteúdos, além de facilitar a geração de leads, também ajudam a sua marca a se tornar referência no segmento de atuação.
Exemplos:
Os conteúdos variam de acordo com os seus objetivos, mas devem sempre percorrer o caminho do funil de vendas e explorar materiais que gerem valor para a persona, como:
- artigos longos;
- postagens em redes sociais direcionando para materiais educativos;
- e-mails que conversem diretamente com o seu problema.
Também conteúdos que criem urgência para que o interesse na sua empresa seja mantido, durante a etapa em que a persona está mapeando possíveis formas de solucionar seu problema, utilizando artigos e posts em redes sociais com:
- cases de sucesso;
- depoimentos de clientes;
- e-mails focados na audiência que já está próxima do fechamento.
E por último então conteúdos vendedores, onde a abordagem comercial acontece.
Em nosso eBook de criação de conteúdo para empresas mostramos o passo a passo para a sua marca se destacar no mercado e conquistar mais clientes.
Utilize landing pages e pop-ups
Sua persona precisa de uma forma para acessar o material rico criado pela sua marca. Por isso, utilize landing pages e pop-up que permitam esse acesso.
As landing pages são páginas de captura que detalham a sua oferta e apresentam um formulário para o usuário preencher.
Já o pop-up é uma janela que abre no seu navegador quando você acessa um determinado site. Com essa ferramenta, você fomenta que o visitante do seu site se torne um lead para sua base de contatos.
Aplique um botão de WhatsApp em seu site
O WhatsApp é um dos aplicativos mais baixados do mundo e empresas também têm seu espaço para utilizar a ferramenta a seu favor.
Quando bem feito, o marketing através do WhatsApp pode apoiar a captura de contatos e também estreitar o relacionamento com o cliente e gerar vendas de sucesso.
Ao adicionar o botão do WhatsApp no seu site, o ícone do aplicativo fica visível no navegador do visitante que, ao clicar, pode preencher dados como nome e telefone para iniciar uma conversa direto com o time comercial da sua empresa.
Para entender a ferramenta por completo, da configuração à aplicação como estratégia de marketing, conheça nosso guia completo do WhatsApp Business.
Conte com uma agência especializada em Inbound Marketing
Trouxemos algumas ações simplificadas para você aumentar a geração de leads e as chances de vendas para seu negócio, mas que tal elevar sua estratégia de marketing a um novo patamar?
Conte com uma Agência de Inbound Marketing nesse momento. Aqui na Gokit ajudamos a sua organização a ser reconhecida na internet. Desenvolvemos juntos uma estratégia para atrair, converter, relacionar e vender para seus clientes.
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