Departamento de marketing: Criar ou contratar agência?

por | jun 12, 2019 | Marketing e Vendas

Com o crescimento dos negócios, nem sempre é possível ter apenas uma pessoa tomando conta de todo o marketing. E aí surge a dúvida: montar um departamento de marketing estruturado ou delegar para uma agência? Sejam empresas grandes, pequenas ou mesmo uma startup, atrair pessoas, fidelizar clientes e fortalecer a marca, fazem parte do dia a dia.

Se essa também é a sua dúvida, vamos levantar os pontos positivos e negativos de criar um departamento de marketing interno e de contratar uma agência. Acompanhe!

 

O que deve ter o departamento de Marketing ideal?

Antes de mais nada, é importante se atentar para vários fatores que interferem diretamente na decisão sobre ter ou não um departamento de marketing na estrutura da empresa. Por se tratar de uma área ampla, o marketing precisa de uma equipe multidisciplinar.

Profissional criativo e conectado

As agências de marketing normalmente tem muitos jovens. Isso acontece devido ao perfil curioso, inquieto e pelo domínio das plataformas digitais e redes sociais, inerentes aos millenials. Essas características se tornaram importantes dentro de um time de marketing. Profissionais que não estão conectados, terão dificuldades de planejar ações criativas e eficazes para a marca.

Planejamento e visão analítica

Um dos especialistas do departamento de marketing é o profissional do Planejamento. Dele surgirão as estratégias de todas as campanhas e ações de comunicação.

visao analitica

Essa pessoa deve ser capaz de avaliar o histórico da empresa e criar um plano eficiente a partir disso. É a pessoa que consegue ver o marketing através do analytics e muitas planilhas.

Habilidades com textos e vendas

O departamento de marketing também possui em sua estrutura, uma pessoa responsável por pensar e criar toda a parte textual. Essa pessoa deve ser alguém conciso e com habilidade em escrever. É importante lembrar também que é necessário que toda a produção de textos esteja alinhada à linguagem de cada meio e para cada público, para que possa aumentar a conversão, ou seja, obter resultados.

Design e experiência do usuário

Muito mais do que simplesmente executar um layout em um software de ilustração ou manipulação de imagens, o design dita todo o conceito, o padrão e as variações de uso do produto, da marca, do conteúdo e tudo que for referente à empresa.

Dentro do departamento de marketing, ter um profissional que pense e planeje o design é tão importante quanto o que vai definir o plano de mídia, por exemplo. Esse é o papel do profissional de UX (User Experience) que, além do aspecto visual, deve pensar também no caminho do usuário, desde onde colocar botões, até em como será feita a navegação das páginas.

 

Time interno x Agência: prós e contras

Agora que você já conhece alguns pontos que não podem faltar na estruturação de um bom departamento de marketing, vamos analisar os prós e contras de se ter um time interno ou escolher uma agência para atuar neste campo.

Vantagens da equipe interna de marketing

Ter profissionais in loco possibilita educar toda a empresa para uma cultura digital e a comunicação tende a ser bem mais rápida e fluida, com menos pontos de interferência.

Profissionais de marketing de uma equipe interna, vivenciam o dia a dia e conhecem mais a fundo o ritmo a empresa, oferecendo uma velocidade mais rápida de resposta.

Desvantagens da equipe interna de marketing

Não existe um único profissional que faça todas as etapas e utilize todas as ferramentas de marketing. Para obter sucesso, é preciso ter um time heterogêneo, multidisciplinar e que tenha profissionais em cada especialidade, obtendo o melhor resultado de cada etapa em cada campanha.

Manter uma equipe de marketing não é apenas considerar os custos de gerenciamento, como salário, benefícios e férias. É necessário investir em uma cultura de registro das atividades e dos modos de operação, para que o conhecimento não se perca. Assim, quando um profissional se ausentar da empresa, outras pessoas poderão executar as suas funções, sem maiores prejuízos.

 

Optando por uma agência especializada

Vantagens: Pensando na contratação de uma agência especializada, a principal vantagem é ter um parceiro estratégico capaz de compreender o cenário de todo o seu mercado, fornecendo insights que podem ser bastante úteis.

Existem outras vantagens bem interessantes, como ter uma equipe completa e especializada. Ao contrário do marketing interno, nas agências cada profissional tem a sua especialidade e é responsável por seu próprio setor dentro da engrenagem do marketing.

A Experiência acumulada pelos outros projetos já entregues é também uma vantagem. O fato de já ter atendido outros clientes, seja no mesmo ramo que o seu ou não, mas que geram projetos e ações que podem ser muito bem aproveitadas para a realidade da sua marca.

Independência para desempenhar atividades sem treinamento prévio: como as agências, em geral, costumam se atualizar constantemente e participar dos eventos e workshops do setor, não existe a necessidade de treinamento prévio, como dissemos a respeito do departamento de marketing interno de uma empresa.

Ajustes fáceis de orçamento e melhor custo-benefício. O marketing digital proporcionou, ainda, um outro ponto a favor da contratação de uma agência: o custo-benefício. Como as plataformas digitais oferecem métricas específicas e acompanhamento em tempo real, as agências conseguem criar uma estratégia escalável. Isso dá à sua marca uma vantagem competitiva dentro do mercado.

A agência entrega resultados concretos, monitora as métricas através de relatórios, gera insights com a observação das marcas concorrentes e coloca você à frente delas, com ações planejadas com antecedência.

Desvantagens: E quais são as desvantagens? A variedade de agências existentes e o fato de que elas não são iguais é uma delas. Existem vários tipos, com escopos de trabalho e objetivos diferentes. Por isso, é primordial entender qual é a necessidade da sua marca e aliar-se a uma agência que seja especialista nesta função específica.

Tempo maior de comunicação: ao contrário do que dissemos sobre o departamento de comunicação interno, na comunicação entre empresa e agência, o fluxo de informações não é imediato, justamente porque o time não vivencia o cotidiano da empresa. No entanto, mesmo sendo uma desvantagem, esse problema pode ser resolvido com o uso de um planejamento prévio e bem montado, além da adoção de ferramentas de comunicação, gestão de tarefas e aprovação de conteúdos online.

 

Mas afinal, qual o melhor caminho a seguir?

Ter um departamento de marketing dentro da empresa ou contratar uma agência não tem uma receita de bolo ou um caminho que seja certo ou errado. Muitas empresas optam por utilizar o caminho do meio, que seria ter uma pessoa no time interno de marketing e contratar uma agência ao mesmo tempo.

O importante é observar a necessidade e a realidade da sua empresa. Também vale analisar o tipo de negócio, o mercado e a forma como os concorrentes atuam. Vistos todos esses pontos, faça a opção que melhor atenda a sua marca hoje.

De qualquer forma, você pode pedir um orçamento e conhecer tudo o que podemos fazer pela sua marca. Assim, fica mais fácil comparar os cenários e definir a sua escolha. Para solicitar, basta clicar aqui.

Até a próxima!

 

 

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Felipe

Felipe

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