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Ilustração simulando como aumentar a taxa de abertura dos emails Gokit Marketing Digital

Como aumentar a taxa de abertura dos emails

por Babi Balbis | jan 27, 2022 | Marketing de Conteúdo

Estava me procurando? Achou! Sou eu, aquele texto papo reto, sem delongas, que entrega ações práticas sobre como aumentar a taxa de abertura dos emails ?

Em primeiro lugar entenda que o email não morreu, nem está com os dias contados, como dizem algumas pessoas por aí. Segundo dados do Statista, o mundo conta com 4 bilhões de usuários de email e tem uma estimativa de chegar a 4,5 bilhões até 2023! 

Por isso, se você utiliza essa ferramenta, saiba que ela continua sendo uma boa escolha para manter o relacionamento com seus prospects , nutrindo-os com conteúdos que os mantém engajados e que aumentam as chances de fazer ele comprar de você.

Vamos às regras básicas

  • Nunca compre listas de emails 

Comprar listas é uma má prática e tem tudo a ver com o resultado que você espera obter com os envios de mensagens. Afinal, você estaria investindo em contatos que não estão interessados em seus produtos/serviços e além disso, pode ser que no meio da lista existam alguns contatos inválidos ou endereços inativos. 

Fazer isso não vai te trazer resultados objetivos e ainda pode gerar denúncias de spam e problemas com a Lei Geral de Proteção de Dados. É preciso construir uma base de leads legais, e para isso, você deve ter o consentimento das pessoas. 

  • Mantenha a lista de contatos atualizada

Procure fazer limpezas regulares em seus contatos para manter uma base válida e engajada.

Para muitas empresas essa atividade acaba passando despercebida e aí o resultado é uma base com e-mails muito antigos, que já não interagem com você há anos.

  • Monitore essas três taxas de interação para avaliar seus disparos
  1. Taxa de abertura
  2. Taxa de cliques
  3. Taxa de descadastro

Nesse artigo vamos abordar de forma mais aprofundada o primeiro item e, a partir dele, desdobrar em como aumentar a taxa de abertura dos emails.

 

Taxa de abertura de emails

A taxa de abertura apresenta o percentual de pessoas que abriram seu e-mail.

Para conseguir essa taxa, divida a quantidade de pessoas que abriram o seu email, pela quantidade de pessoas que receberam. O resultado deste cálculo será a porcentagem que indica a taxa de abertura.

número de emails abertos
              __________________________________      x 100

  número de emails entregues

Uma boa taxa de abertura é…

As ferramentas de envio de email marketing costumam disponibilizar um benchmarking de com métricas e isto pode variar, conforme a ferramenta e de acordo com o segmento da sua empresa. 

Aqui na Gokit Marketing Digital, utilizamos uma média do benchmarking da RD Station, que recomenda acima de 15% para uma boa taxa de abertura dos emails.

Faça uma análise dos seus disparos e leve em consideração que sempre é possível fazer algo para melhorar. 

 

Como aumentar a taxa de abertura de emails

1) Crie um assunto atrativo como título do e-mail

Para construir um título atrativo leve em consideração:

  • Perfil do seu cliente: Quais os desafios, interesses ou gatilhos de interação que podem funcionar. Exemplo de assunto para uma Imobiliária:

Top 3 bairros para investir em *CIDADE* – um título que mexe com o interesse do possível comprador.

Você não precisa de fiador *NOME* – um título que mexe com um desafio do possível locador.

  • Urgência e emoção: Estimule a ação instantânea do seu contato. Exemplo de assunto para um Hotel:

Você ganhou uma diária! Resgate até 17h – título que traz urgência para a ação.

2) Nada de textão

Grande parte das pessoas acessam emails por celulares. Sendo assim, o ideal é que você utilize no máximo 35 caracteres. Para computadores esse número aumenta para até 70 caracteres.  

3) Personalize seu assunto

Algumas plataformas de disparos de emails oferecem a opção de inserir variáveis como:

  • Primeiro nome da pessoa
  • Nome da empresa
  • Cargo
  • Estado
  • Cidade

Essa escolha gera maior conexão com o usuário e pode auxiliar no aumento da taxa de abertura, uma vez que o lead se enxerga dentro daquela comunicação.

Na imagem abaixo, mostramos algumas opções que estão disponíveis no RD Station Marketing. 

imagem mostrando tela com variáveis para usar no email do RD Station Marketing

Amostra de variáveis disponíveis no RD Station Marketing


4) Nome do remetente

Insira o nome de um colaborador, sócio ou diretor da empresa para assinar os emails. Essa prática ajuda a criar laços com a sua lista de contatos e consequentemente aumenta as chances de interação.

imagem mostrando o campo de remetente no email marketing

Campo de configuração do remetente no RD Station Marketing


5) Dia e horário dos disparos

Avalie os melhores dias e horários para o resultado ser mais eficiente! Para te ajudar, te trouxe aqui um benchmarking da RD Station:

  • Entre 6h até às 10h manhã;
  • Entre 15h até às 17h;
  • Entre 17h até às 19h (para emails B2B – empresas para empresas);
  • Entre 19h até às 22h (para emails B2C – empresas para consumidor final).

Em relação aos melhores dias, o benchmarking aponta que terça-feira é o melhor dia e que as segundas-feiras, sextas-feiras, vésperas e dias seguidos aos feriados, devem ser evitados, uma vez que as caixas de emails das pessoas ficam abarrotadas de mensagens do final de semana.

6) Dica extra ⚠️ Não caia no SPAM

Evite essas palavras para compor seus títulos:

Palavras para EVITAR no assunto do e-mail
CompreAproveiteGrátis / De graça / Gratuito
DescontoPromoção / OfertaAbra agora
ImperdívelPreçosValores
Frete grátisÚltima chance24 horas
Só até amanhãAssineVeja isso
Isso não é spamNão excluaLeia agora


E além disso, alguns
caracteres especiais não são bem vindos, como por exemplo: #, [ ], |, %, /, < > e o uso em excesso de pontos de exclamação “!!!”.

 

Invista em ferramentas profissionais para envio de email marketing

Na Gokit Marketing Digital utilizamos as melhores ferramentas de marketing digital para apoiar as estratégias planejadas para nossos clientes. 

ilustração mostrando tela de criação de emails do RD Station Marketing

Criação de emails no RD Station Marketing


Você pode escolher trilhar esse caminho por si só, utilizando a sua própria equipe, ou pode contar com o apoio de uma
agência especializada em inbound marketing. 

Atendemos clientes dos mais variados segmentos e utilizamos boas práticas do mercado para atrair, converter, relacionar e vender para seus clientes.

Vem transformar o marketing da sua empresa em um gerador de receita! Fale conosco.

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Babi Balbis

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