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O que é Lead e como utilizar na sua estratégia de marketing

por Felipe | mar 9, 2022 | Marketing de Conteúdo

Em alguns momentos, os termos de marketing podem soar complicados e dificultar a comunicação entre departamento de marketing e o time comercial.

Pensando nisso, trouxemos esse artigo para esclarecer uma dúvida muito comum que aparece em nosso dia a dia na agência, seja enquanto atendemos um pedido de orçamento ou mesmo em nossas reuniões iniciais com clientes. 

 

O que é lead?

De forma simples, o lead é um contato. É uma pessoa que praticou uma ação de forma espontânea como preencher um formulário para ganhar desconto e, para isso, concedeu dados como:

    • Nome
    • E-mail
    • Telefone
    • Estado/Cidade
    • Cargo

Essas informações chegam até o banco de dados da empresa e, através delas, é possível identificar o perfil do lead e o grau de interesse dessa pessoa no produto ou serviço prestado.

No marketing, enxergamos os leads como uma oportunidade de negócio, pois através de estratégias de atração, conversão e relacionamento conseguimos conduzi-los a uma jornada digital até a realização da compra.

 

Como utilizar o lead na sua estratégia de marketing digital

Entenda a importância de trabalhar com a captação de contatos e confira algumas sugestões de como utilizá-los em sua estratégia digital.

 

1. Divulgação de ofertas e lançamentos

Através de uma base de leads, sua empresa tem o poder de se comunicar diretamente com contatos que já demonstraram interesse no seu produto ou conteúdo.

 

ícone envelope de carta lilasDisparos de e-mails

O envio de e-mails é uma opção interessante para fortalecer a divulgação de uma oferta, promoção ou lançamento de novo conteúdo. 

Se você já utiliza esse tipo de ferramenta, confira como aumentar a taxa de abertura dos emails e saiba como avaliar e melhorar a interação com seu público.

 

ícone ímã lilás Anúncios para remarketing e públicos semelhantes aos leads

Outra ação bastante assertiva é trabalhar com anúncios direcionados para a própria listagem de leads que já interagem com a marca, e também criar outros públicos para anúncios semelhantes à sua base de leads.

Você pode aplicar essa estratégia para campanhas de LinkedIn, Facebook, Instagram ou outras plataformas que seu público está. Nesse vídeo você pode conferir um passo a passo de como criar público personalizado com lista de clientes no Facebook Ads.

 

ícone aperto de mãos Comunicados por WhatsApp

Essa ferramenta está sendo amplamente utilizada tanto no mercado B2B como para B2C. Por isso, outra forma de melhorar sua divulgação consiste em enviar comunicados específicos para sua base de leads. Para isso, é necessário que seu formulário contenha o campo “Telefone” ou “WhatsApp” e que você solicite o consentimento para envio de mensagens.

 

2. Qualificação para time comercial

Contendo uma base de contatos, a equipe de marketing pode realizar a qualificação de leads utilizando plataformas que monitorem e pontuem o interesse e o perfil do usuário.

Imagem criada pela empresa RD Station onde simula o processo de qualificação de leads.Imagem criada pela empresa RD Station onde simula o processo de qualificação de leads.

A partir do cálculo configurado, é possível levar ao time comercial o lead que tem potencial para a compra, ou mesmo optar por outra estratégia de comunicação como uma automação de nutrição de e-mails.

Caso você precise entender melhor esse assunto, comece vendo qual a diferença entre leads e oportunidades de venda.

 

3. Análise de comportamento e consumo

Através de uma base de contatos é possível extrair relatórios relacionados aos comportamentos (conteúdos mais baixados, produtos mais comprados, etc) e também ao perfil do lead (segmento da empresa, cargo, idade, gênero, etc).

Essas informações servem para embasar tomadas de decisões, que podem ser úteis para diferentes setores da empresa – atendimento, marketing, time comercial e gestores.

Com a ferramenta da RD Station é possível filtrar os leads da sua base em grupos específicos que compartilham informações em comum.

 

4. Negociação

Possuir uma base de leads qualificada e engajada fortalece sua empresa nos momentos de negociar com outros parceiros. Exemplo:

 

Co-marketing de conteúdo ou produto

Empresas e influenciadores estarão muito mais disponíveis a negociar uma colaboração com uma empresa que possui reconhecimento e contatos “quentes” para divulgação. 

Saiba mais sobre Co-marketing como estratégia para geração de leads.

 

Conte com a Gokit Marketing Digital para aumentar sua geração de leads 

Somos uma Agência de Marketing Digital focada em vendas. Por aqui, atendemos clientes dos mais variados segmentos de atuação e para todos eles desenvolvemos estratégias adequadas à realidade do negócio.

Através da metodologia de Inbound Marketing buscamos atrair, converter, relacionar e vender, transformando o marketing digital da sua empresa em um gerador de receita.

Preencha as informações no formulário abaixo para entrarmos em contato com você.

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Felipe

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