Case de Sucesso | Gokit + Hotel Torres Da Cachoeira
Como o Hotel Torres da Cachoeira ampliou em 20% sua taxa de ocupação na baixa temporada com marketing digital
Em 7 meses o hotel fortaleceu sua estratégia digital e vendeu 750 diárias a mais que o mesmo período do ano anterior.
Sobre o Hotel Torres da Cachoeira
O argentino César Fernandez tinha Florianópolis como seu refúgio de verão. E foi em um desses verões que conheceu sua futura esposa e sócia, Priscila Schroeder. Juntos investiram no que hoje é o Hotel Torres da Cachoeira: um empreendimento no norte da Ilha com 54 apartamentos, pertinho da praia, com restaurante, bar, piscina externa e interna climatizada, sauna, espaço kids, quartos aconchegantes com vista para o mar, e infraestrutura completa para eventos corporativos.
O hotel lançado no ano 2000, adota princípios sustentáveis, produzindo quase 100% da energia elétrica consumida através dos painéis solares que revestem seu estacionamento. Procurado principalmente por famílias e casais, o Torres da Cachoeira exibe uma boa reputação online por meio das avaliações no Google Meu Negócio e conta com operadoras de reservas como Booking e TripAdvisor para facilitar o fechamento de diárias.
O problema
Embora o hotel estivesse apoiado pela boa infraestrutura, perdia oportunidades por não possuir uma estratégia consolidada no meio digital:
O mercado está migrando todo para a internet. As compras acontecem tanto por sites de reserva, quanto através de chat, e-mail, e redes sociais. Então é indispensável que faça uma boa comunicação. E como as coisas mudam muito rápido, e as pessoas recebem muitas informações todos os dias, a importância que isso seja contínuo é maior.
O inverno estava chegando… Em março de 2019, avistando a baixa temporada, sabiam que teriam tempos difíceis se continuassem com o site sem ofertas atrativas, baixa taxa de conversão em leads, dificuldade em mapear resultados e falta de planejamento nas ações. Não bastante, o comercial centralizava todos os pedidos de orçamentos no e-mail. Fato que impossibilitava medir resultados e gerenciar o andamento das vendas.
Print do funil do RD Station no início do projeto em março de 2019
A solução
Encontraram na agência Gokit Marketing Digital um parceiro estratégico para enfrentar os problemas identificados. O projeto iniciou em fevereiro de 2019 com a ativação do RD Station Marketing Basic e estruturação das personas, palavras-chave focadas em SEO, planejamento e cronograma de conteúdos. O site foi atualizado com promoções voltadas para famílias e casais e foi dado início a criação de conteúdos ricos em diferentes formatos como ebooks, infográficos e quizzes. Nesse início de projeto todas as ações tinham como foco o aumento de tráfego de visitantes e geração de leads.
O bom relacionamento da agência com a equipe comercial foi fundamental para que a execução do projeto fosse cada vez mais eficaz tanto para o aumento do número de leads quanto na melhora do perfil desses leads. No quarto mês de projeto, com um aumento de 269% na conversão de leads, o projeto ganhou forças para entrar em um novo patamar. Tanto que a agência não se limitou ao marketing, mas também auxiliou no redesenho do processo comercial, com a implementação de um CRM e a definição mais clara das etapas dentro do funil de vendas. Nesse momento, a necessidade do upgrade para o RD Station Marketing Pro estava evidente.
Funil em Maio de 2019
Funil em Agosto de 2019
Com o RD Pro totalmente configurado, novas possibilidades se abriram. A frequência dos disparos de e-mails, anúncios, publicações em redes sociais e blog se mantiveram. Mas agora era possível ter muito mais ações automatizadas e metrificadas. O efeito disso ficou claro para o Hotel: “Grande parte da nossa caixa de entrada são respostas de e-mails disparados pela RD. O crescimento desse canal é bem significativo pra nós.”, explica Eduardo, gerente comercial do hotel. Os canais de fechamento de reservas feitos diretamente com hotel (chatbot, e-mail, formulários de contato, redes sociais e whatsapp) começaram a gerar maior movimentação, e o time comercial foi surpreendido pela procura de reservas na baixa temporada.
Resultados alcançados
Da assinatura do contrato até a construção desse case, o número total de visitantes no site do hotel subiu de 434 em fevereiro para 4.191 em agosto. Um aumento de 965% de visitantes em 7 meses de projeto. Nesse mesmo período, a base de leads do hotel cresceu em mais de 70%, saindo de 4638 leads em fevereiro e chegando a 7903 em setembro. De abril a agosto, considerados os piores meses de baixa temporada para os hotéis de praia de Florianópolis, o hotel vendeu 4580 diárias. São 750 diárias a mais do que o mesmo período do ano anterior. Isso significa um aumento médio de 20% na taxa de ocupação no período de baixa temporada.
Os resultados com marketing digital foram além dos números. A colaboração entre a agência e o comercial do hotel transformou processos e fez com que a tecnologia trouxesse muito mais produtividade para a equipe. Com o RD Station Marketing Pro funcionando a todo vapor, integrado com o CRM e com o software de atendimento por chat, o comercial conseguiu focar no que mais importa, o relacionamento com seus futuros clientes.
Fevereiro | Agosto | Aumento | |
Visitantes | 434 | 4.139 | +965% |
Leads | 4.638 | 7.903 | +70% |
Antes tínhamos menos demanda e não conseguíamos dar a atenção necessária aos pedidos de orçamentos. Hoje, temos mais demanda e com a mesma equipe conseguimos gerenciar muito melhor os atendimentos, aumentando a taxa de ocupação.
4580 diárias
vendidas na baixa temporada
(abril a agosto)
750 diárias a mais
que o mesmo período do ano anterior
Em 7 meses de projeto os resultados alcançados legitimam o plano e dão perspectivas muito positivas tanto para o hotel quanto para a agência parceira. César, Priscila e toda a equipe do Hotel Torres da Cachoeira estão bastante satisfeitos pela retomada do crescimento em vendas e com as novas perspectivas e previsibilidade de vendas que todo o processo de inbound marketing tem levado.
Sobre a Gokit
Somos uma agência de marketing digital especializada em inbound marketing. Desenvolvemos estratégias para atrair, converter, relacionar e vender seu produto ou serviço na internet.
Acreditamos que cases de sucesso são consequência de um bom planejamento, execução, alinhamento e atendimento ao cliente. E que um bom projeto nasce com a compreensão profunda do contexto da empresa e dos seus clientes.
O que nos move é a busca por resultados que criem um impacto positivo para a empresa e para as pessoas.
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