Um conjunto de boas práticas recomendadas por motores de busca. Assim podemos definir o Search Engine Optimization – o famoso SEO.
Mas, por que investir em SEO? Porque não basta escrever o melhor texto! É preciso aplicar algumas técnicas de SEO para blog, que poderão dar mais visibilidade à sua produção e fazer com que ela chegue mais rápido até as pessoas que estão pesquisando por determinado tema.
Aplicada ao blog da sua empresa, essa otimização não apenas melhora o ranqueamento e a visibilidade dos seus conteúdos para os buscadores como também:
- Aumenta o tráfego orgânico do seu site;
- Viabiliza uma maior conversão de contatos;
- Gera mais autoridade para a sua marca.
Afinal, a partir do momento que um usuário busca por determinado produto, serviço, ou ainda, quando ele quer uma informação que tem relação direta com o que você vende, o ideal é que ele encontre o seu conteúdo oferecendo a solução.
Quer conhecer algumas dessas técnicas e como aplicá-las no blog de sua organização? Então este artigo é para você!
Continue a leitura para saber:
- Como aplicar técnicas de SEO para blog?
- Quais os três tipos de SEO utilizados?
- A experiência da Gokit em SEO para blogs empresariais
Como aplicar técnicas de SEO para blog?
A seguir, você verá uma espécie de check-list para a composição de um conteúdo otimizado de SEO para blog. Assim, sua equipe pode consultar este artigo sempre que for produzir um novo artigo.
Escolha uma palavra-chave certeira
Antes de criar qualquer conteúdo é essencial saber o que as pessoas estão procurando.
Para isso, imagine problemas que a sua persona tenha, o que ela deseja saber a respeito de algum produto, serviço ou ainda o que ela precisa para determinado momento. A partir daí, simule termos relacionados para entender se fazem sentido com o que você oferece.
Por exemplo, se você fosse uma loja de perfumes, talvez a sua persona pesquise por esses termos ou palavras: Comprar perfume; Melhores perfumes femininos importados; Qual o perfume que fixa mais? Entre outros.
Só aí você já teria um rol de opções bacanas para produzir alguns textos relacionados com o seu nicho de negócio.
Após escolher a palavra-chave foco do seu conteúdo, inclua ela em alguns pontos:
|
Mas, como pesquisar palavras-chave para blog? Aqui na Gokit utilizamos a Semrush, um software que gerencia mais de 22 bilhões de palavras-chave, 142 bancos de dados geográficos e 808 milhões de domínios (dados levantados em dezembro de 2022).
Com o Semrush podemos entender quais os termos estão sendo mais buscados pelos usuários e qual o volume dessa busca.
Dica extra:
Palavras-chave short tail – cauda curta – são as que atraem mais tráfego para o seu blog. Exemplo: perfume importado.
Entretanto, elas são as mais disputadas em quaisquer nichos de mercado, tanto por quem produz conteúdos e os divulga de maneira orgânica, como para quem utiliza mídia paga.
Quando possível, prefira palavras-chave long tail – cauda longa. Exemplos: perfume importado feminino mais vendido.
Apesar de trazerem um menor volume de tráfego, por serem mais específicas, elas vão direto ao ponto do que o usuário busca e poderão aumentar a conversão em vendas.
Dê atenção a Meta Descrição
A Meta Descrição ou Meta Description – em inglês, nada mais é do que o resumo do seu conteúdo, que aparece nos buscadores logo abaixo do título. Ele serve para explicar ao usuário o que ele irá ler se clicar naquele link.
Procure fazer um resumo breve e objetivo, utilizando até 140 caracteres e, de preferência, incluindo a palavra-chave definida para seu texto.
Estruture as Heading Tags H1, H2 e H3
Não sabe o que é isso? Não se preocupe, é simples! As Heading Tags nada mais são do que o título e os subtítulos do seu conteúdo, dispostos de maneira otimizada.
Elas representam a formatação de tamanho e fonte do texto, facilitando a escaneabilidade do mesmo por parte do usuário. Quando compostas por textos atraentes, relacionados com o que a sua persona está buscando, cumprem melhor ainda o seu propósito, mantendo o usuário mais tempo no seu blog.
Para entender melhor, vamos usar como base este próprio artigo que você está lendo, a formatação das Heading Tags é a seguinte:
- H1 > SEO para blog: ações para conquistar o primeiro lugar no Google (Sugestão de tamanho: 20 e ter entre 20 a 70 caracteres)
- H2 > Como aplicar técnicas de SEO para blog?
- H3 > Escolha uma palavra-chave certeira
- H3 > Estruture as Heading Tags H1, H2 e H3
- Etc.
Importante!
As Heading Tags possuem uma hierarquia entre si, ou seja, o H1 será sempre o título principal, o H2 estará dentro do H1 e por sua vez, o H3 dentro do H2. Existem ainda o H4 e H5, que deverão seguir a mesma lógica de hierarquia e estar dentro do subtítulo anterior.
Explore links internos e externos
Se você já possui outros conteúdos produzidos no blog da sua organização, procure identificar quais desses textos se relacionam e crie links entre eles.
O mesmo vale se você possuir por exemplo uma landing page de vendas, ou mesmo um E-book produzido e queira conduzir o usuário para esse caminho. Basta fazer uma chamadinha atrativa e linkar até lá.
Dica extra:
Os links também servem para referenciar alguma coisa que está afirmando em seu conteúdo como, por exemplo, a menção de dados de uma pesquisa. Neste caso, você pode fazer um link externo para a página referência de onde você extraiu esses dados.
Utilize URLs otimizadas
É uma boa prática de SEO para blog utilizar a palavra-chave que você definiu para escrever o seu artigo, como uma extensão da URL desse artigo já publicado.
Uma URL amigável ajuda para que seu conteúdo seja encontrado e entendido facilmente pelos motores de buscas.
Não use ❌ www.blogdasuaempresa.com.br/novo-conteudo-no-meu-blog-sobre-perfumes |
Prefira utilizar ✔️ www.blogdasuaempresa.com.br/melhores-perfumes-femininos |
Configure o Alt Text das imagens
É preciso descrever as imagens que você utiliza no seu blog, para que os motores de busca também façam a leitura do conteúdo visual.
Mas, como fazer um Alt text? Leve em consideração o que você quer mostrar com aquela imagem, procure inserir na descrição uma palavra-chave ou termo relacionado com o seu conteúdo e então descreva de maneira curta e objetiva o que a pessoa irá ver na imagem. Exemplo:
Pronto! Uma descrição simples, objetiva e fazendo uso de um termo relacionado com o possível tema do seu artigo. Lembrando que esse exemplo é apenas supondo que você fosse uma loja de perfumes. Adapte para o seu negócio!
E não se preocupe, o Alt Text não é visível junto do seu conteúdo, ele aparece apenas no código fonte do seu artigo publicado, como uma linha de código html – chamada de alt attribute, pronta para ser lida pelos buscadores.
Crie estrutura de tópicos
Considerada como uma boa prática de SEO para blog, a criação de listas de tópicos no seu conteúdo é essencial também para facilitar a leitura do usuário.
Procure oferecer uma lista já no início do seu texto, indicando os tópicos que a sua persona terá acesso. E caso entenda que faz sentido, distribua outras listas de tópicos nos subtítulos, se estiver explicando algum passo a passo, mostrando inúmeros benefícios ou funcionalidades de algo, entre outros.
Otimize para Featured Snippets
Mas, o que é um Featured Snippet? São aqueles resultados que aparecem destacados no Google dentro de uma caixa, contendo um trecho do seu conteúdo na íntegra. Eles servem para otimizar a experiência de quem está fazendo uma pesquisa, neste caso, do usuário.
Para ter chances de ocupar esse espaço em destaque não existe mágica, nem mesmo uma fórmula secreta. É preciso trabalhar com temas relevantes ao que a sua persona está buscando e oferecer conteúdos de qualidade, que de fato respondam a essas perguntas, seja sob a forma de artigos comuns, ou mais completos, com vídeos incorporados, listas de tópicos, tabelas, tutoriais, entre outros.
Quais os três tipos de SEO utilizados?
A título de conhecimento, vale lembrar que existem outros tipos de SEO, que em conjunto com algumas ações, podem melhorar seus resultados. São eles:
- SEO Técnico: visa aumentar a velocidade do seu site e torná-lo mais rastreável para o Google;
- SEO On Page: organiza cada página do seu site para ser entendida pelo Google e reconhecida como uma página de qualidade. É também neste tipo de SEO que se utiliza o mecanismo de pesquisa de palavras-chave e sua distribuição de forma estratégica nas páginas do seu site;
- SEO Local: via Google My Business, utiliza a localização geográfica da sua empresa (caso seja um negócio local) como foco principal para alcançar um melhor lugar no ranking de resultados.
Algumas dessas configurações são muito técnicas e por isso, pode ser que você precise buscar ajuda para além dos profissionais da sua equipe.
A experiência da Gokit em SEO para blogs empresariais
No nosso dia a dia, buscamos aplicar técnicas de SEO para o blog dos nossos clientes. Aliado com uma estratégia de inbound marketing bem estruturada, podemos produzir conteúdos campeões e torná-los mais visíveis na grande vitrine mundial: a internet.
Aqui na Gokit, cada cliente tem seu projeto idealizado de maneira personalizada. Cuidamos de todos os detalhes do seu marketing digital, para a sua empresa fazer a diferença no mercado! Conheça nosso portfólio de serviços.